Encontrar um caminhão antigo que ainda está em ótima forma já é uma emoção e tanto, agora, descobrir um jeitoso Mercedes-Benz 1114 com 37 anos de história e com 0km rodados? Isso é coisa de maluco! E foi exatamente isso que nosso amigo caçador de raridades, Reginaldo de Campinas, conseguiu!
A Lenda Viva
O famoso Mercedes-Benz 1114 é considerado um verdadeiro ícone sobre rodas, e o que não falta é gente querendo tê-lo na coleção! Lançado nos anos 70, esse caminhão foi um verdadeiro guerreiro que desbravou as estradas do Brasil inteiro, levando carga de norte a sul e de leste a oeste como um leão. E com seu poderoso motor OM352, um robusto cinco cilindros a diesel, o 1114 era pura força!
O 1114 que Reginaldo encontrou estava guardado por quase quarenta anos e, pasmem, ainda brilha na sua cor azul clássica, um charme que só aumenta com o tempo. O câmbio mecânico, aquela relíquia que adoramos, também está lá, prontíssimo pra pegar a estrada e reviver os bons tempos de 1987!
Uma Relíquia Preservada
Conservar um carro parado por tantas décadas e sem perder suas características originais é uma missão que poucos conseguem! No caso do Mercedes-Benz 1114, a preservação é de deixar qualquer um boquiaberto. Guardado numa garagem, longe da ação do tempo, o caminhão parece que saiu da linha de produção ontem mesmo!
Quando Reginaldo resolveu mostrar sua descoberta nas redes sociais, a galera simplesmente surtou! Colecionadores e apaixonados por vintage ficaram enlouquecidos com a condição incrível do caminhão. Convenhamos, encontrar um clássico desses, ainda com zero quilômetros, é uma verdadeira raridade!
Ficha Técnica do Mercedes-Benz L1114 6×2
- Motor: OM352 LA Diesel com injeção direta
- Cilindros: 6 em linha
- Cilindrada: 5675 cm³
- Potência Máxima: 130 cv a 2800 rpm
- Torque Máximo: 37 mkgf a 2000 rpm
Sistema Elétrico:
- Bateria: 12V e 135ah
- Alternador: 14V e 35A
- Caixa de Câmbio: MB G3/36-5/8,98, 2 marchas e 5 velocidades
Redução do Eixo Traseiro:
- Versões L e LS: i=6,143 (43:7)
- Versão LK: i=6,857 (48:7)
Suspensão:
- Dianteira: Feixe de molas parabólicas e amortecedores hidráulicos
- Traseira: Feixe de molas semielípticas e molas auxiliares
- Sistema de Freios: A ar, misto, com óleo nas quatro rodas
- Pneus Recomendados: 275 / 80R 22,5 ou 9.00R 20 PR12
Capacidades:
- PBT Total Técnico:
- Versão 4×2: 12000 kg
- Versão 6×2: 19000 kg
- PBT Total (Lei da Balança):
- Versão 4×2: 11000 kg
- Versão 6×2: 16000 kg