Atenção, pessoal! A VW está quase soltando um novíssimo SUV compacto aqui no Brasil! O carinha, que ainda está sendo chamado de “VW 246”, tem uma missão super especial: ser a escolha perfeita para quem quer entrar no mundo dos utilitários sem queimar a carteira. Rumores dizem que o nome dele pode ser Therion. Tá sabendo? Ele deve dar as caras nas ruas em 2025, posicionado logo abaixo do Nivus e do T-Cross, que já são bem conhecidos da galera.
Vamos falar da plataforma e motorização do Therion
Esse novo SUV vai usar a famosa plataforma MQB-A0, que também é utilizada pelo Polo e pelo T-Cross. Isso significa que ele vai compartilhar algumas partes com esses modelos, incluindo os motores – uma jogada esperta da VW!
No quesito motorização, a VW vai com tudo! Nas versões básicas, o Therion deve vir com o motor 170 TSI, um 1.0 turbo que entrega até 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Para quem quiser mais potência, as versões top devem trazer o motor 200 TSI, também 1.0 turbo, mas que pode chegar a 128 cv e torque de 20,4 kgfm. Ou seja, vai ter um bom mix de versatilidade e desempenho!
Design e dimensões que impressionam
Quando o assunto é estética, o Therion vai arrasar! Com um capô mais alto, faróis únicos e uma grade frontal que vai deixar a marca registrada do SUV, ele está prometendo um visual que segue a linha dos últimos lançamentos da VW, semelhante ao novo Tiguan europeu.
Em termos de tamanho, o Therion pode ser compacto, mas com estilo! Com impressionantes 4,10 m de comprimento, 1,60 m de altura e 1,80 m de largura, ele promete ser um pouco maior que o Polo. O entre-eixos de 2,56 m vai garantir bastante espaço interno, tornando o Therion uma alternativa super confortável para quem busca um SUV.
Produção e o grande lançamento
A produção do Therion vai rolar na fábrica de Taubaté (SP), com início previsto para o começo de 2025. Isso significa que o SUV pode já estar nas concessionárias antes do meio do ano!
A Volkswagen tá apostando alto nesse modelo para competir com o Fiat Pulse, e a expectativa é que os preços girem em torno de R$ 110 mil nas versões de entrada. Preparem-se, porque vem coisa boa por aí!