O Volkswagen Karmann Ghia 1967: Um Clássico que Supera o T-Cross Novo

0
116

Quando se fala em esportividade, exclusividade e design sofisticado, um nome que logo vem à mente é o Volkswagen Karmann Ghia. Este modelo icônico, produzido entre as décadas de 1960 e 1970, se tornou um símbolo de status e requinte. Com linhas elegantes projetadas pela Carrozzeria Ghia e esculpidas pela Karmann, esse cupê rapidamente conquistou o coração dos amantes de automóveis ao redor do mundo. No Brasil, o Karmann Ghia foi fabricado entre 1962 e 1972 e, até hoje, se destaca não apenas pela sua beleza, mas também por seu valor de mercado, que já ultrapassa o preço de modelos contemporâneos, como o Volkswagen T-Cross.

A História do Karmann Ghia no Brasil

O Karmann Ghia foi uma joint venture entre a Volkswagen do Brasil e a Karmann, com a produção iniciada em 1962. A fábrica brasileira estava localizada em São Bernardo do Campo, SP, e produziu pouco mais de 23 mil unidades na versão original cupê até 1972. O modelo também teve uma raríssima opção conversível a partir de 1968, que é extremamente valorizada por colecionadores.

O modelo de 1967, em particular, é uma joia rara. Um exemplar vermelho, que está à venda atualmente, apresenta um estado de conservação inigualável, com todos os itens originais de fábrica, incluindo um sistema de som Motoradio 8 Transistor. O interior foi refeito em couro preto, mantendo a estética de época. Essa atenção aos detalhes e a preservação de suas características originais fazem do Karmann Ghia um verdadeiro objeto de desejo.

Inovações e Especificações do Modelo de 1967

No ano de 1967, o Karmann Ghia recebeu importantes atualizações. A mudança mais significativa foi a transição do sistema elétrico de 6V para 12V, o que melhorou consideravelmente a performance do veículo. Além disso, o motor de quatro cilindros boxer passou de 1.2L e 36 cv (SAE) para um motor de 1.5L e 52 cv (SAE). Esse motor, aliado ao câmbio manual de quatro marchas, trouxe uma nova vida ao cupê, proporcionando uma experiência de condução mais alinhada às suas linhas esportivas.

As dimensões do Karmann Ghia também chamam atenção: com 4,14 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 1,33 m de altura e um entre-eixos de 2,40 m, ele era um carro compacto, projetado para apenas dois adultos à frente e duas crianças atrás, na configuração 2+2. Essa concepção é semelhante à de esportivos da Porsche e outras montadoras da época.

O Valor do Karmann Ghia em Comparação ao T-Cross

O Karmann Ghia 1967, em perfeito estado, está sendo anunciado por R$ 165 mil. Para efeito de comparação, um Volkswagen T-Cross novo parte de R$ 148.990, enquanto a versão Comfortline tem preço de R$ 167 mil. Ou seja, o valor do Karmann Ghia não apenas se mantém alto, mas em algumas situações, ultrapassa o preço de modelos novos que oferecem tecnologia e conforto modernos.

A versão topo de linha do T-Cross, chamada Highline, chega a custar R$ 180.690, o que mostra como o Karmann Ghia, mesmo sendo um clássico, se valoriza no mercado. Para muitos colecionadores e entusiastas, o Karmann Ghia representa uma oportunidade única de ter um pedaço da história automobilística, enquanto o T-Cross é um carro utilitário mais voltado para a praticidade do dia a dia.

Avaliação do Karmann Ghia na Época

Em fevereiro de 1970, a revista Autoesporte avaliou o Karmann Ghia, ressaltando algumas alterações no modelo, incluindo uma nova mecânica de 1.6L com 60 cv (SAE), que proporcionou melhorias em relação ao motor anterior de 1.5L. Essa nova motorização, embora oferecesse um desempenho superior, ainda era considerada um tanto quanto modesta para um carro com apelo esportivo. O peso extra de 30 kg também foi mencionado como um fator que limitava o desempenho.

Os testes realizados mostraram que a velocidade máxima do Karmann Ghia 1.6 alcançava 138,996 km/h, uma melhora significativa em relação ao 1.5, que atingia apenas 129,50 km/h. Além disso, a aceleração de 0 a 100 km/h foi melhorada de 29,1 s para 24,7 s, indicando que, apesar de suas limitações, o Karmann Ghia estava evoluindo.

O Legado do Karmann Ghia

Infelizmente, em 1972, a produção do Karmann Ghia foi encerrada, colocando fim a uma era de um dos esportivos mais emblemáticos da Volkswagen. O modelo que o sucedeu, o TC, foi inspirado no Porsche 911, mas teve um ciclo de vida ainda mais curto, durando apenas até 1975.

A Karmann-Ghia do Brasil Ltda foi uma subsidiária da Karmann alemã e, por muitos anos, se destacou na produção de carros especiais. Além do Karmann Ghia, a empresa fabricou vários outros modelos, como o KG TC Ford Escort XR3 Conversível, o Land Rover Defender e a Kombi Safari, um motorhome curioso e inovador para a época.

Infelizmente, em 2016, a Justiça decretou a falência da Karmann no Brasil, encerrando um capítulo importante na história da indústria automobilística nacional. Sua contribuição para o mercado automotivo, principalmente na fabricação de veículos especiais, será sempre lembrada.

A Cultura dos Clássicos e o Mercado Atual

Hoje, o mercado de clássicos como o Karmann Ghia é mais forte do que nunca. A valorização de modelos antigos tem atraído colecionadores e entusiastas que buscam peças raras e em perfeito estado. O Karmann Ghia, por sua beleza e história, é uma das estrelas desse universo, conquistando admiradores ao redor do mundo.

Em um momento onde a tecnologia e a praticidade estão à frente no desenvolvimento automotivo, carros clássicos como o Karmann Ghia representam um retorno à essência do automóvel: a paixão por dirigir. Enquanto isso, modelos modernos como o T-Cross atendem às demandas contemporâneas, mas dificilmente conseguem capturar a mesma aura de exclusividade e charme que um Karmann Ghia proporciona.

Conclusão: O Karmann Ghia como Investimento

Investir em um Karmann Ghia 1967 não é apenas uma questão de adquirir um veículo; é uma forma de manter viva a história e a cultura automobilística. Com valores que superam os de modelos novos e uma legião de fãs, o Karmann Ghia se mantém como uma escolha sensata para aqueles que buscam um investimento de longo prazo.

Com sua combinação de design, desempenho e exclusividade, o Karmann Ghia transcende o conceito de carro. Ele é, acima de tudo, uma experiência. E, ao contrário de muitos carros modernos que se desvalorizam assim que saem da concessionária, o Karmann Ghia tem um valor que só tende a crescer com o tempo.

Se você está considerando adicionar um Karmann Ghia à sua coleção ou simplesmente sonha em ter um, saiba que não está apenas comprando um carro. Você está adquirindo um pedaço da história automotiva e um símbolo de estilo e classe que, certamente, deixará um legado para as futuras gerações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui