Scania Longline com Cabine Gigante: O Futuro do Transporte ou Apenas Mais Uma Inovação?

Era 2002 e a Scania estava piscando os faróis para todo mundo durante a 59ª edição da IAA (Salão de Hanover).

Eles trouxeram a nova geração de motores HPI, um modelo conceito super estiloso chamado STAX e o Scania Interior Concept eXc.

Isso tudo com um Série 4 e uma cabine que é praticamente um apê!

O conceito fez tanto sucesso que a galera ficou na expectativa: “Quando isso vai virar realidade?”

A resposta chegou em 2003, quando a Scania, meio discretamente, entregou a primeira cabine no dia 22 de dezembro.

E quem ganhou a primeira unidade? Um cliente francês levou para casa um 164L 580 V8 6×2*4.

Vale lembrar que a cabine ganhou o nome de Longline, uma vez que era uma versão da famosa Topline.

Naquele tempo, o caminhão saía pela bagatela de €145 mil na versão 4×2 e €154 mil na versão 6×2, que nos dias de hoje poderia equivaler a cerca de R$ 800 mil e R$ 850 mil.

Ele vinha com um motor V8 de 16 litros, 580 cv e 275 kgfm e uma caixa automatizada CRS920 de 12 velocidades.