Quando Carlos Tavares assumiu o comando do Grupo Stellantis, muitos pensaram que marcas como a Lancia, que estavam em dificuldades financeiras e acumulavam prejuízos, seriam desmanteladas.
No entanto, a realidade foi muito diferente.
Em um movimento surpreendente, a Lancia foi revitalizada, assim como suas irmãs francesas, Peugeot e Citroën, e a alemã Opel.
O foco foi na identidade italiana da marca, que estava praticamente adormecida nos últimos anos.
O novo Ypsilon estreia no mercado italiano em uma edição limitada de 1.906 unidades – uma referência ao ano de fundação da Lancia.
Essa edição especial é exclusivamente elétrica, nomeada Cassina, e uma versão híbrida leve será disponibilizada ainda este ano.
O Ypsilon utiliza a plataforma CMP (com o prefixo “e” para as versões elétricas), a mesma usada por modelos compactos do grupo, como o Opel Corsa, Peugeot 208, e Citroën C3.
O novo Lancia Ypsilon representa não apenas um retorno ao mercado, mas também uma afirmação da identidade da marca.
Embora a marca não esteja disponível no Brasil, o renascimento da Lancia é um sinal positivo para os entusiastas de automóveis e para o futuro da mobilidade elétrica na Europa.