Nos anos 80, o mercado automobilístico brasileiro viu a despedida de grandes ícones esportivos, como o Opala SS, que teve sua produção encerrada no final de 1980.
Esse encerramento trouxe uma lacuna considerável para os entusiastas de carros esportivos.
Sem opções como o Ford Maverick GT e o Dodge Charger R/T, restavam no Brasil apenas modelos médios e compactos com visual esportivo, mas com pouca ou nenhuma performance correspondente.
Entre os sobreviventes desse cenário, estavam o VW Passat TS e o Ford Corcel GT, modelos médios com certo apelo esportivo, e o Fiat 147 Rallye, que, apesar do visual arrojado, não trazia o desempenho esperado para o segmento.
No entanto, a partir de 1984, o cenário começou a mudar, com a chegada de veículos como o Ford Escort XR3 e o VW Gol GT.
Esses carros marcaram o início de uma nova era para o mercado de esportivos no Brasil, onde o estilo visual se alinhava mais com a performance.
E foi nesse contexto que, em 1986, surgiu o Chevrolet Monza S/R, reafirmando essa tendência.
O Chevrolet Monza S/R foi, sem dúvida, um marco na história dos esportivos nacionais.
Hoje, modelos como o Monza S/R são símbolos de uma era em que a Chevrolet buscava oferecer esportividade acessível no Brasil, pavimentando o caminho para sucessores como o Kadett GS.