VW Gol Furgão: A Surpreendente Versão de Carga do Carro Mais Icônico do Brasil!

0
8

O Volkswagen Gol é um verdadeiro superstar do Brasil, com mais de 8.500.000 unidades vendidas em 42 anos de estrada. Lançado em maio de 1980, esse carro chegou arrasando com um design que fazia os brasileiros sorrirem. No começo, até teve suas limitações de desempenho, mas logo se tornou o queridinho nacional, ocupando o posto de carro mais vendido do país. E não parou por aí: ele também teve sua versão especial para quem precisava de espaço extra para carregar coisas, o famoso Gol Furgão.

O Gol Furgão foi a solução perfeita para quem precisava de um carga leve para o dia a dia urbano. Durante anos, ele se destacou como referência pra quem andava com pequenos volumes, oferecendo um espaço de carga bem generoso para a época, com design super prático. E agora, vamos dar uma olhada na trajetória do Gol Furgão e descobrir porque ele é tão legal até 2025!

A História do Volkswagen Gol

Quando o Volkswagen Gol surgiu no cenário automotivo, não era apenas um carro acessível e econômico, mas uma resposta às expectativas da galera. Seu visual moderno fez com que a galera se apaixonasse rapidinho. Mas nem tudo foram flores, já que a primeira versão tinha um motor boxer herdado do Fusca, que não impressionava muito: chegava a uma velocidade máxima de 124 km/h e passava de 30 segundos no 0 a 100 km/h. Mas calma! Com melhorias ao longo dos anos, o modelo começou a mostrar sua força, especialmente a partir de 1981, quando veio o Gol 1600, que oferecia impressionantes 66 cv de potência.

O Gol passou por tantas mudanças que até parece outro carro! Em 1984, trocou o motor a ar pelo motor a água, resultando em mais rendimento e economia. E em 1986, o Gol Furgão chegou com tudo, conquistando um montão de fãs por sua praticidade.

O Gol Furgão e sua Proposta Prática

Créditos: Reprodução

O Gol Furgão apareceu para atender quem precisava de um veículo comercial leve. Sem o banco traseiro e com um assoalho plano, ele tinha um espaço de carga de mais de 1.200 litros, perfeito para quem precisava transportar mercadorias pequenas pela cidade. Com uma capacidade de carga de 420 kg, ele era a escolha ideal para quem precisava de algo robusto e econômico.

A cabine e a parte de carga eram separadas por uma plaquinha metálica que trazia segurança e ainda permitia transportar produtos sem sustos. A tampa traseira era totalmente fechada, mas dava pra colocar uma janela de vidro se o cliente quisesse.

Ninguém vai dizer que o Gol Furgão era um foguete, mas seus números não decepcionavam para o dia a dia: dava pra sair do 0 a 100 km/h em 17,9 segundos, alcançando até 139 km/h na versão a etanol. A Volkswagen focou em oferecer um carro com bom custo-benefício, preço camarada e baixo consumo.

Mudanças ao Longo dos Anos

Créditos: Reprodução

Com o passar dos anos, o Gol Furgão passou por várias melhorias mecânicas e visuais, sempre acompanhando a evolução do Gol convencional. Em 1985, ganharam um motor AP-600, mais potente e eficiente, com até 90 cv na versão a etanol. Já a partir de 1986, o motor AE-1600 passou a dominar para o Gol Furgão, encontrando o equilíbrio perfeito entre desempenho e economia.

O painel do Gol Furgão, além de simples, era bem funcional e incluía o famoso termômetro de temperatura. As versões mais modernas ganharam um console central mais chique, mas ainda assim o modelo se destacava pela praticidade e design que, apesar de básico, era super eficaz.

A Conversão para a Versão de Passageiros

Créditos: Reprodução

Com o tempo, muitos Gol Furgão foram transformados em versões de passageiros. Bastou remover o compartimento de carga, adicionar vidros laterais e banco traseiro para que esses carros comerciais virassem hatchbacks familiares. Essa mudança fez o modelo bombar ainda mais, trazendo uma onda de carros usados que estavam em alta.

É claro que, por serem usados pra trabalho pesado, muitos Gol Furgão acabaram ficando mais desgastados e difícil de cuidar. Mas olha a parte boa: isso deixou a galera empolgada na preparação para competições de arrancada, já que a versão Furgão era mais leve e tinha muito potencial.

Atualmente, de acordo com o Denatran, temos cerca de 3.528 unidades emplacadas no Brasil, mas muitos já passaram por modificações, dificultando saber quantos ainda estão na forma original.

O Gol Furgão em 2025: Uma Lenda Viva

Créditos: Reprodução

Em 2025, a Volkswagen não fabrica mais o Gol Furgão, mas o modelo permanece como uma lenda aqui no Brasil, especialmente entre os veículos comerciais leves. Enquanto o Gol convencional foi aposentado em 2023, o espírito do Furgão ainda brilha forte, seja nos modelos usados ou nas modificações para competições. Além disso, as versões mais novas da Volkswagen Saveiro ainda atendem às necessidades de carga, mantendo vivo o legado do Gol Furgão mas com aquela pitada de tecnologia moderna.

Hoje, o Gol Furgão é lembrado por sua versatilidade, baixo custo de manutenção e por ser uma opção acessível para pequenos negócios. Alguns exemplares bem conservados são realmente desejados por colecionadores, que entendem a raridade e a história desse modelo incrível.

Conclusão

Créditos: Reprodução

O Gol Furgão é muito mais do que uma versão de carga do carro mais vendido do Brasil. Ele revolucionou o mercado de veículos comerciais leves, sendo uma solução prática e econômica para o transporte urbano. Mesmo que o Gol tenha saído de linha, seu legado ficou marcado, sendo uma referência pra quem busca um veículo confiável e econômico.

Esse Gol Furgão se tornou uma lenda no mercado brasileiro, um verdadeiro símbolo de praticidade, economia e adaptabilidade. Se você está na caça de um exemplar bem conservado ou se aventurando em um projeto de modificação, pode ter certeza: o Gol Furgão sempre terá uma história pra contar, seja nas ruas ou nas pistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui