VW Fusca 1996 em Estado de Novo: Conservação Impecável!

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Já pensou em encontrar um verdadeiro clássico dos anos 90 que parece que saiu da concessionária ontem? Foi exatamente isso que aconteceu quando um VW Fusca Série Ouro 1996 com 0km rodados foi descoberto! Esse achado incrível foi feito por ninguém menos que Reginaldo de Campinas, um dos maiores caçadores de relíquias sobre rodas do Brasil!

VW Fusca 1996 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1996 / Foto: Reginaldo de Campinas

Um Fusca Sem Igual por Quase 30 Anos

Esse Fusca, conhecido como Fusca Itamar, está intacto e em seu estado original, sem nenhuma reforma ou restauração! Até o cheirinho de carro novo ainda rola. Com um motor 1600 a gasolina, ele é a cara da época, mas com uma conservação que o transforma em uma verdadeira joia para quem ama colecionar.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Esse Fusca 1996, com sua cor prata reluzente, câmbio manual e as clássicas duas portas, é um verdadeiro marco de uma geração. Com um hodômetro quase zerado, ele desafia o desgaste do tempo. Essa raridade vale mais de R$ 200 mil, bem acima do que a maioria está acostumada a pagar por um!

VW Fusca 1996 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1996 / Foto: Reginaldo de Campinas

Curiosidades Técnicas do Fusca 1996

Para os curiosos e apaixonados por detalhes, aqui vão algumas especificações do querido Fusquinha:

  • Motor: 1600 cc a gasolina
  • Potência máxima: 58,7 cv a 4300 rpm
  • Torque máximo: 11,9 kgfm a 2800 rpm
  • Câmbio: Manual, com 4 marchas
  • Tração: Traseira
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,3 segundos
  • Velocidade máxima: 140,2 km/h
  • Consumo urbano: 8,4 km/l
  • Consumo rodoviário: 9,7 km/l
  • Peso: 796 kg
  • Porta-malas: 141 litros
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

O Fusca também tem freios dianteiros a disco sólido e traseiros a tambor, que, apesar de simples, dão conta do recado e funcionam bem para o tamanho do carro.

Uma Relíquia que é um Tesouro!

Enquanto a Tabela FIPE de março de 2024 coloca esse modelo em torno de R$ 50 mil, o valor emocional e histórico de um Fusca 1996 intocado após 28 anos é algo impagável. Muitos fanáticos já sonham em ter em mãos uma relíquia dessas, que não só foi preservada com cuidado, mas também carrega o legado de uma das marcas mais icônicas do mundo automobilístico.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica do VW Fusca 1600 1996

Informações Básicas

  • Preço FIPE (03/24): R$ 50.628,00
  • Ano: 1996
  • Combustível: Álcool
  • Configuração: Sedã
  • Garantia: 1 ano
  • Lugares: 5
  • Portas: 2
  • Porte: Compacto
  • Procedência: Nacional
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Desempenho do Fusca

  • Aceleração 0-100 km/h: 14,3 s
  • Velocidade Máxima: 140,2 km/h

Motor do Fusca

  • Código do motor: VW Boxer
  • Alimentação: Carburador
  • Aspiração: Natural
  • Cilindrada: 1584 cm³
  • Cilindros: 4 opostos horizontalmente
  • Comando de válvulas: No bloco, engrenagens
  • Curso do pistão: 69 mm
  • Diâmetro do cilindro: 85,5 mm
  • Disposição: Longitudinal
  • Instalação: Traseiro
  • Peso/potência: 13,6 kg/cv
  • Peso/torque: 66,9 kg/kgfm
  • Potência específica: 37,1 cv/litro
  • Potência máxima: 58,7 cv a 4300 rpm
  • Razão de compressão: 11:1
  • Torque específico: 7,5 kgfm/litro
  • Torque máximo: 11,9 kgfm a 2800 rpm
  • Tuchos: Mecânicos
  • Válvulas por cilindro: 2

Transmissão do Fusca

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual
  • Marchas: 4
  • Tração: Traseira

Dimensões do Fusca

  • Altura: 1500 mm
  • Comprimento: 4050 mm
  • Distância entre-eixos: 2400 mm
  • Largura: 1540 mm
  • Peso: 796 kg
  • Porta-malas: 141 litros
  • Tanque de combustível: 41 litros
  • Vão livre do solo: 150 mm
VW Fusca 1996 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Fusca 1996 / Foto: Reginaldo de Campinas

Pneus do Fusca

  • Dianteiros: 165/80 R15
  • Traseiros: 165/80 R15
  • Altura do flanco: 132 mm

Detalhes de Aerodinâmica

  • Área frontal (A): 1,96 m²
  • Área frontal corrigida: 0,941 m²
  • Coeficiente de arrasto (Cx): 0,48

Direção do Fusca

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro mínimo de giro: 11,2 m

Suspensão do Fusca

  • Dianteira: Independente, braço arrastado
  • Elemento elástico: Barra de torção
  • Traseira: Independente, semi-eixo oscilante

Freios do Fusca

  • Dianteiros: Disco sólido
  • Traseiros: Tambor

Autonomia do Fusca

  • Rodoviária (A): 398 km
  • Urbana (A): 344 km

Consumo do Fusca

  • Rodoviário (A): 9,7 km/l
  • Urbano (A): 8,4 km/l
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Portanto, encontrar um VW Fusca Série Ouro 1996 com 0km é como abrir uma cápsula do tempo! Para colecionadores e fãs de carros clássicos, esse modelo é um pedacinho da história, mantido em perfeito estado. Fica a dúvida: qual será o próximo achado de Reginaldo de Campinas? O que podemos garantir é que histórias como essa alimentam a paixão por carros raros e confirmam a adoração por esse ícone automotivo!

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