Volkswagen Santana GLS: Um Ícone de Luxo por R$ 95 Mil

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Já pensou em levar pra casa um sedã de luxo clássico em perfeito estado, pagando o mesmo valor de um carro compacto novinho? Pois é, isso é totalmente possível com o Volkswagen Santana GLS 1987! Esse modelo que fez história no Brasil agora é uma verdadeira joia no mundo dos colecionadores. Vamos dar uma olhada na trajetória desse ícone da indústria automotiva nacional e entender por que ele ainda faz o coração de muitos apaixonados por carros acelerar.

Uma Pitada de História: O Santana e seu Tempo

Divulgação/Padrão Misa
carros de luxo nacionais eram a única alternativa pra quem queria ostentar sofisticação. E foi nesse clima que a Volkswagen resolveu lançar o Santana em 1984, respondendo na lata ao sucesso do Chevrolet Monza que dominava a cena na época.

Com um design inspirado no Passat alemão de segunda geração, o Santana chegou ao Brasil com uma vibe elegante que logo conquistou o público. Ele veio nas versões CS, CG e CD, todas equipadas com o motor 1.8 AP com carburador de corpo duplo, que entregava respeitáveis 92,4 cv de potência (com álcool).

Entre as qualidades que todo mundo elogiava estavam o conforto interno e o espaço de sobra que ele oferecia: eram 4,58 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,40 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. Isso fez do Santana um dos sedãs mais espaçosos de sua época.

O Santana GLS 1987: Um Tesouro à Vista

Divulgação/Padrão Misa

Pensa só em encontrar um Volkswagen Santana GLS 1987 com apenas 61 mil km rodados, pintura original e todos os acessórios de fábrica, até o estepe e os vidros. Esse é o caso do modelo à venda na Padrão Misa, uma referência no universo dos carros clássicos.

O preço? Apenas R$ 95 mil, um valor que se iguala ao de um Volkswagen Polo MPI zero quilômetro, que atualmente sai por cerca de R$ 90.990. Embora o preço seja parecido, o Santana traz uma carga extra de exclusividade e história. Esse modelo específico vem cheio de mimos:

  • Direção hidráulica
  • Ar-condicionado
  • Antenas elétricas
  • Trio elétrico
  • Documentação completa, com manual, livretos e chave cópia originais
  • Placa preta de colecionador, que garante sua autenticidade

Por Que o Santana GLS Chama Tanto a Atenção?

Divulgação/Padrão Misa

O Santana GLS foi realmente um dos modelos mais chiques da sua época. Ele era o ápice do luxo que a Volkswagen oferecia no Brasil, antes do Passat chegar nos anos 90. Entre os seus destaques, estavam os itens de conforto e tecnologia que na época eram considerados super modernos.

Além disso, o GLS 1987 faz parte de uma fase de transição muito legal na história do modelo, recheada de inovações estéticas e mecânicas. Em 1989, por exemplo, o Santana passou a contar com o motor AP 2000, que elevava a potência para impressionantes 112 cv com álcool, garantindo desempenho supremo e velocidade máxima.

Comparando com o Polo MPI 2024

Embora haja quase 40 anos de evolução automotiva entre o Santana GLS e o Polo MPI, ambos estão no mesmo “patamar” de preço. Porém, eles atendem a tipos completamente diferentes de consumidores:

Características Santana GLS 1987 Polo MPI 2024
Motorização 1.8 AP, 92,4 cv (álcool) 1.0 MPI, 84 cv (gasolina)
Dimensões Maior e mais espaçoso Compacto e ágil
Tecnologia Básica, mas eficiente Avançada e conectada
Exclusividade Alta, modelo de colecionador Baixa, produção em massa
Valor estimado R$ 95 mil R$ 90.990

Se você procura um carro prático e moderninho, o Polo MPI é a jogada certa. Mas se o que você quer é um veículo cheio de história, charme e exclusividade, o Santana GLS é imbatível.

O Legado do Santana no Brasil

Divulgação/Padrão Misa

Além de ser um dos primeiros carros nacionais a oferecer freios ABS como opcional, o Santana também foi pioneiro ao incorporar o catalisador a partir da linha de 1992, se adaptando às novas exigências ambientais. Essas inovações garantiram seu status de veículo avançado e marcaram sua trajetória no Brasil.

O modelo ficou na linha de produção até 2006, passando por várias reestilizações. Contudo, as versões mais almejadas hoje em dia são as das décadas de 80 e 90, especialmente as de acabamento top como o GLS e o Executivo.

Vale a Pena Pagar por um Santana GLS 1987?

Divulgação/Padrão Misa

Se você é um apaixonado por carros clássicos, a resposta é um retumbante sim. Modelos como o Santana GLS têm grande potencial de valorização, especialmente se estiverem em estado original e com a documentação toda em dia. Além disso, proporciona uma experiência de direção única, trazendo à memória uma época em que os carros eram feitos pensando em conforto e durabilidade.

No entanto, não esqueça de considerar os custos de manutenção e a dificuldade em encontrar peças originais. Mas com esse exemplar da Padrão Misa, você pode ter a certeza de estar levando pra casa um veículo em perfeitas condições, pronto para rodar ou ser exibido em feiras de colecionadores.

Conclusão: Uma Verdadeira Relíquia sobre Rodas

Divulgação/Padrão Misa

Pegar um Volkswagen Santana GLS 1987 é bem mais do que simplesmente comprar um carro; é trazer um pedaço da história automotiva brasileira pra casa, de uma época em que os sedãs de luxo nacionais significavam o que havia de melhor em conforto e sofisticação.

Por R$ 95 mil, ele rivaliza com modelos novos como o Volkswagen Polo MPI, mas oferece algo que nenhum carro moderno pode dar: exclusividade e nostalgia.

Se você tá a fim de um carro que fuja do comum, este Santana GLS está prontinho pra ser o seu companheiro ideal. Afinal, não é todo dia que surge por aí uma relíquia super bem conservada com uma história tão rica!

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