Renault 900: O Mistério Sobre Rodas que Desafia Suas Percepções!

0
36

Na história dos automóveis, poucos carros são tão intrigantes e polêmicos quanto o Renault 900. Criado nos anos 50, esse modelo desafia a lógica: ele está indo ou voltando? Com um design que faz você coçar a cabeça e inovações ousadas, ele se tornou um dos protótipos mais fascinantes da Renault.

Se você ainda não conhece o Renault 900, prepare-se para uma viagem pelo tempo e descubra por que ele foi um dos projetos mais excêntricos da famosa montadora francesa!

Um Design Que Quase Confunde

Créditos: Reprodução

O Renault 900 surgiu da vontade de criar um carro que oferecesse muito espaço e conforto aos passageiros. O projeto foi assinado pelos brilhantes Michel Béligond e Sergio Coggiola, dois designers que trouxeram à vida essa joia enigmática.

Dê uma olhada! De primeira, parece um fastback com um capô grande. Mas, se você olhar com mais atenção, vai ver que a traseira é, na verdade, a frente do carro! E se você olhar de lado, a confusão aumenta! Com esse visual curioso, o Renault 900 se destacou como um dos carros mais incompreendidos da sua época.

Outra sacada interessante é a cabine avançada, onde os passageiros da frente ficam à frente do eixo. Isso dá uma sensação de amplo espaço, que é ainda mais realçada pelas enormes janelas.

O Motor V8 dos Sonhos

Créditos: Reprodução

Embora o design cause alvoroço, o motor não fica atrás! O Renault 900 tinha um motor V8 de 1.7L com 80 cv, o que era um verdadeiro feito para a época. Esse motor era a combinação de dois blocos Ventoux de quatro cilindros, conhecidos de outros modelos como o Renault Dauphine e o Gordini.

A carroceria foi feita inteiramente de alumínio, o que ajudava a manter o peso lá embaixo e a performance em alta. Além disso, a suspensão pneumática proporcionava uma condução suave e agradável.

Com 4,33 metros de comprimento, o Renault 900 tinha potencial para brilhar na sua época, mas seu conceito ousado ficou apenas no protótipo.

Dois Protótipos, Duas Versões

Créditos: Reprodução

A Renault só construiu dois exemplares do Renault 900, ambos ainda preservados na coleção da Renault Classic. Embora pareçam gêmeos, cada um tem suas particularidades:

  • O primeiro protótipo era dourado e tinha faróis redondos, para-choque dianteiro bi-partido e lanternas traseiras verticais. O motor estava totalmente recuado, então, adeus porta-malas com acesso externo! A mala tinha que ir atrás do banco traseiro.
  • O segundo protótipo era verde e apresentava faróis retangulares, um para-choque inteiriço e lanternas traseiras horizontais. As aberturas de ar foram movidas para as laterais e, ao contrário do primeiro, tinha um pequeno porta-malas situado atrás do motor.

Mas isso não foi lá uma boa ideia. O calor e o cheirinho do motor estragavam qualquer bagagem que estivesse ali, e ainda por cima, complicavam o acesso ao motor.

A Grande Questão: Praticidade e Segurança

Créditos: Reprodução

Embora tenha sido uma obra de arte em design e engenharia, o Renault 900 tinha seus perrengues em praticidade e segurança. Alguns dos maiores desafios foram:

  • Entrar no carro era um desafio: O motorista precisaria mover o volante para o lado para conseguir entrar, devido à proximidade das rodas com as portas.
  • Segurança fraca em batidas frontais: A cabine avançada deixava os ocupantes vulneráveis em casos de colisão frontal, um problema também observado em clássicos como a Volkswagen Kombi.
  • Bagagem? Mais ou menos…: O porta-malas atrás do motor trouxe dificuldades, já que o calor afetava as cargas armazenadas ali.

Um Legado Que Fica

Créditos: Reprodução

Apesar de não ter chegado ao mercado em massa, o Renault 900 inspirou futuros lançamentos da marca. Muitas das ideias desenvolvidas nesse protótipo foram aprimoradas e integradas a modelos familiares da Renault nas décadas seguintes.

Hoje, os dois protótipos que sobrevivem são verdadeiros tesouros da história automobilística, representando uma era em que as montadoras se arriscavam a testar ideias novas sem receios.

Se o Renault 900 tivesse chegado às concessionárias, teria sido um sucesso ou um fracasso? Isso vai ficar no ar. Mas uma coisa é certa: ele permanece como um dos protótipos mais intrigantes já feitos!

E você, o que acha do Renault 900? Acha que ele merecia uma chance de ser produzido? Deixe sua opinião nos comentários!

Curiosidade Extra!

Créditos: Reprodução

Se fosse vendido hoje, levando em conta sua raridade e importância histórica, um Renault 900 poderia facilmente passar dos R$ 2 milhões em leilões de clássicos! Nada mal para um carro que nunca passou da fase de protótipo, né?

Créditos: Reprodução
Créditos: Reprodução
Créditos: Reprodução
Créditos: Reprodução
Créditos: Reprodução
Créditos: Reprodução

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui