Raridade: VW Variant 1971 é Descoberta em Condições de 0km

0
140

O Volkswagen Variant, também conhecido como VW 1600, é um marco na história automotiva brasileira. Lançado em dezembro de 1968, logo conquistou o mercado e se tornou um dos preferidos entre os brasileiros, ao lado de clássicos como o Fusca e a Kombi. Recentemente, o famoso caçador de raridades, Reginaldo de Campinas, descobriu uma VW Variant 1971 em estado de 0 km, com apenas 3 mil quilômetros rodados.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Uma Raridade Preservada

Este exemplar é uma verdadeira joia, absolutamente original e intacta, como se tivesse saído diretamente da fábrica. Equipado com um motor 1.6 a gasolina, câmbio mecânico e pintado em um elegante tom marrom, essa Variant teve apenas um único dono em 52 anos.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

A condição impecável e a baixa quilometragem impressionam, especialmente porque não está à venda, aumentando seu valor.

VW Variant 1971 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Variant 1971 / Foto: Reginaldo de Campinas

A Importância da Linha VW 1600

A linha Volkswagen 1600 consolidou a marca no Brasil. Utilizando a mesma plataforma e motores traseiros refrigerados a ar dos Fusca e Kombi, o VW 1600 oferecia praticidade e confiabilidade. Além disso, era fácil adaptar turbocompressores ou superchargers, algo raro na época.

VW Variant 1971 / Foto: Reginaldo de Campinas
VW Variant 1971 / Foto: Reginaldo de Campinas

O Variant oferecia espaço para quatro passageiros e podia alcançar até 135 km/h. As versões iniciais possuíam faróis retangulares, substituídos por faróis redondos duplos a partir de 1970, como no exemplar de 1971 encontrado por Reginaldo.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

O Legado do Volkswagen Variant

Na década de 1970, o Volkswagen Variant superou a Ford Belina em vendas, apesar de ser tecnologicamente mais antigo. Sua robustez e durabilidade foram essenciais para o sucesso, especialmente em um país com estradas muitas vezes precárias.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Com o tempo, a idade do projeto afetou suas vendas. Em 1974, a Volkswagen lançou o Passat no Brasil, ocupando o lugar do VW 1600. Com o lançamento do VW Brasília, a produção do 1600 terminou em 1975, mas a Variant continuou como Variant II até 1981.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

A descoberta dessa VW Variant 1971 por Reginaldo de Campinas é um marco na história dos clássicos no Brasil. Preservada em estado de 0 km e com apenas 3 mil quilômetros rodados, essa raridade destaca a qualidade dos carros antigos da VW, sendo um achado inestimável para colecionadores e entusiastas.

Foto: Reginaldo de Campinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui