Já ouviu falar da Pflaumer? É uma limusine feita a partir do clássico e amado Fusca! Essa joia foi criada nos anos 80, lá em São Paulo, pelo talentoso Ingo Pflaumer, sob a batuta do designer Antonio De Mitry. E olha, a transformação foi de tirar o fôlego, fazendo dessa belezura uma verdadeira raridade no mundo dos carros brasileiros até hoje!
Se você é fã de carros e adora uma boa história, se prepara! Vamos dar uma olhada em todos os detalhes dessa criação incrível e descobrir por que ela é tão adorada pelos colecionadores e amantes de veículos clássicos.
A Origem do Projeto
A mágica da Pflaumer começa com o seu famoso “papai”, um Fusca 1985 que a galera adora! Mas, ao invés de ser só mais um Fusca, essa belezinha virou uma limusine de luxo com uns impressionantes 1,10 metros a mais em seu comprimento!
Todo esse charme não apareceu do nada, não! Para deixar o Fusca tão elegante, foi preciso um planejamento cuidadoso e mão na massa caprichada. A carroceria foi cortada na altura da coluna “B” para que fosse alongada, e ainda ganharam reforços na estrutura, com duas colunas adicionais para dar suporte. E não pense que parou por aí: todos os cabos e tubulações, dos freios aos combustíveis, também foram estendidos para combinar com o novo visual!
Luxo e Exclusividade
Por dentro, a Pflaumer era um verdadeiro espetáculo! Imagine-se relaxando num interior com acabamento em couro caramelo e um carpete espesso de 15 mm, que traziam sofisticação total. E não parou por aí, confira o que mais ela tinha:
- Divisória entre motorista e passageiros, com um vidrinho de comunicação.
- Frigobar, perfeito para aquelas comemorações ou longas viagens.
- Ar-condicionado, porque não dá para viver sem em um lugar tropical como o Brasil.
- Banquetas dobráveis adicionais, perfeito para acomodar a galera.
- Vidros elétricos com película ray-ban, adicionando um toque moderninho.
E, claro, não podemos esquecer das lanternas e outros detalhes que foram garimpados do Fusca mexicano, tudo pensando nos mínimos detalhes para fazer valer este projeto com muito carinho.
Potência e Desempenho
Mas não é só beleza não, a Pflaumer também não deixa nada a desejar em desempenho! Com um motor de 1.800 cm³ e um carburador de duplo corpo, ela tem potência a mais que o Fusca original. Esse truque todo foi uma mão na roda para suportar o peso e o tamanho extra e ainda manter o controle na direção.
Outro detalhe que rouba a cena são as rodas largas cromadas, que não só garantem estabilidade como esbanjam presença e estilo por onde passam!
Um Presente para Tancredo Neves
Sabia que a Pflaumer foi pensada como um presente para o então presidente eleito Tancredo Neves no dia da posse? Infelizmente, a história tomou outro rumo e Tancreco faleceu antes que a limusine fosse entregue. Isso deixa uma carga emocional e histórica na trajetória dessa beleza!
Mas a história não termina aí: a limusine virou um objeto de admiração, com outras oficinas tentando fazer algo parecido, mas a maioria não chegou nem perto da sofisticação da Pflaumer original.
A Raridade nos Dias Atuais
Se você der de cara com a Pflaumer hoje, pode ter certeza que está olhando para uma verdadeiro tesouro automotivo que vale uma fortuna! Limusines como essa, com tanta exclusividade e história, são objetos de desejo para colecionadores e podem facilmente ultrapassar a casa de R$ 1 milhão!
Essa belezura é uma prova de como a criatividade e o talento brasileiros conseguem fazer até um carro popular como o Fusca brilhar em elegância e sofisticação.
Conclusão
Quando você olhar para a Pflaumer, vai perceber que ela é muito mais do que só uma limusine baseada no Fusca; é uma mostra de engenhosidade, estilo e história. Criada para um momento marcante da política brasileira, essa limusine representa um capítulo exclusivo na jornada do automobilismo nacional.
Se você é fã de carros clássicos, a Pflaumer é um exemplo incrível de como a personalização pode elevar um veículo ao status de arte. Quem sabe um dia você tenha a sorte de vê-la de perto, lembrando de uma época em que o Fusca virou um símbolo de elegância e exclusividade.