O Trem Kombi: Da Estrada aos Trilhos

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Já pensou em ver uma Volkswagen Kombi de 1955… mas nos trilhos? Isso mesmo! Apresento a você o super raro VW T1 Klv-20, uma verdadeira joia que trocou as estradas por ferrovias. Imagina só a versatilidade do Bulli combinada com a praticidade dos trilhos! Neste texto, vamos dar um rolê pela incrível transformação deste modelo e descobrir porque ele é uma relíquia que une o melhor dos mundos automotivo e ferroviário!

A Revolução da Volkswagen Kombi sobre Trilhos

Créditos: Reprodução

Quando o VW Kombi (modelo T1) começou a ser produzido em 1950, ele mudou o jogo dos veículos utilitários. Esse microônibus, carinhosamente apelidado de Bulli, era o sonho de consumo de quem queria versatilidade. Com seu design simples, espaço de sobra e tração traseira, rapidamente se tornou o parceiro ideal para viagens, transporte de carga e até aventuras na estrada.

O Bulli era totalmente customizável e, ao longo de sete décadas, ganhou mil e uma utilidades — de carro de família a motorhome. Mas, poucos imaginam que ele também foi adaptado para uma função inusitada: como veículo ferroviário.

A Conversão para Trilhos

Créditos: Reprodução

Em 1955, o Bulli passou por uma transformação radical e virou um ônibus ferroviário! Batizado de Klv-20 (que significa “carro pequeno com motor de combustão” em alemão), esse projeto atendeu às necessidades da Deutsche Bundesbahn (a Ferrovia Federal Alemã).

A Deutsche Bundesbahn precisava de veículos compactos para manutenção dos trilhos e sinalizações. A solução? Adaptar a confiável Kombi da Volkswagen para rodar sobre os trilhos! Uma sacada genial, não acha?

Produção e Desenvolvimento do Klv-20

Créditos: Reprodução

A Deutsche Bundesbahn pediu 30 Klv-20, que foram produzidos por duas fabricantes: Martin Beilhack e Waggon & Maschinenbau GmbH, cada uma ficou responsável por 15 unidades durante um ano.

Essas belezinhas eram equipadas com um motor Volkswagen de 28 cavalos e ganhavam chassi e rodas adaptados para os trilhos. Para completar, algumas mudanças eram necessárias, como a remoção do volante e dos espelhos retrovisores, e um mecanismo hidráulico para que o veículo pudesse girar em 180 graus sem dar marcha ré. Genial, não é?

Do lado de fora, o visual também passou por “repaginadas” para ficar nos conformes das normas ferroviárias, reposicionando faróis e luzes de freio, e instalando novas luzes no topo do para-brisa. Um charmoso visual único foi criado!

Uso e Declínio

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Os Klv-20 eram a estrela das inspeções e manutenções nos trilhos. Com uma velocidade máxima de 70 km/h, eles circulavam rapidinho entre os pontos de trabalho. Mas, com o tempo e a chegada de novos veículos, esses queridos foram aposentados nos anos 1970.

Dos 30 Klv-20 produzidos, hoje em dia a história é que apenas um punhado sobreviveu, tornando-se itens de colecionador super valiosos!

Uma Peça Rara e Restaurada

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Um dos poucos Klv-20 que restaram foi recentemente reformado pelo Volkswagen Commercial Vehicles Oldtimer (VWNO), que é especialista em cuidar de relíquias da marca.

Esse modelo restaurado, com o número 20-5011, passou por uma história interessante, tendo sido usado em serviços ferroviários na Baviera e depois no sudoeste da Alemanha. Após a aposentadoria, ele virou peça de coleção e, em 1988, foi adquirido por um colecionador até entrar na coleção do VWNO em Hannover.

A restauração foi de encher os olhos! O Klv-20 voltou à sua antiga glória e, em 2025, fez sua estreia durante o International VW Bus Day, onde roubou a cena entre os entusiastas e colecionadores!

Especificações Técnicas

Um folheto original traz as seguintes specs sobre o Klv-20:

  • Comprimento: 4.100 mm
  • Largura: 1.750 mm
  • Motor: Boxer a gasolina de quatro tempos
  • Potência: 28 cavalos
  • Transmissão: Manual de 4 marchas
  • Velocidade máxima: 70 km/h
  • Rodas: De aço com 550 mm de diâmetro

Por dentro, o Klv-20 tinha um ar mais simples, com três bancos estofados: um para o motorista e dois para os passageiros, que podiam ser removidos pra carregar um monte de coisas.

A Primeira Viagem Após a Restauração da Kombi

Créditos: Reprodução

A galerinha do VWNO decidiu levar o Klv-20 recém-restaurado para um test-drive em uma linha ferroviária cheia de charme na Alemanha. A emoção foi a mil, especialmente quando cruzaram um viaduto de 24 metros de altura!

O Valor Histórico e Sentimental

Créditos: Reprodução

Atualmente, um Klv-20 tão raro assim pode ser avaliado entre R$ 1,5 milhão e R$ 2 milhões, dependendo da conservação e da história do veículo. Mas, além do preço, o Klv-20 representa a criatividade e inovação da engenharia automotiva e ferroviária. É um lembrete de que designs simples podem se transformar em soluções incríveis.

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