O segmento de picapes médias é tradicionalmente dominado por gigantes como Toyota, Ford e Nissan, mas uma nova competidora está pronta para mudar esse cenário. Apresentada recentemente na feira de transportes IAA em Hannover, Alemanha, a Maxus eTerron 9, uma picape média totalmente elétrica, promete entregar mais que seus concorrentes a combustão e até superar a Toyota, uma referência no mercado. Fabricada na China pela Maxus, subsidiária de veículos comerciais da SAIC, essa picape vem com um pacote de inovações tecnológicas que chamam a atenção e têm potencial para redefinir o mercado de utilitários na Europa e, quem sabe, no mundo.
Maxus eTerron 9: O que Ela Oferece?
Se você está acostumado com o desempenho das picapes movidas a gasolina ou diesel, prepare-se para conhecer um novo patamar de desempenho e tecnologia. A Maxus eTerron 9 é equipada com dois motores elétricos, um na parte dianteira e outro na traseira, gerando uma potência combinada de impressionantes 436 cavalos. Esse conjunto motriz coloca a eTerron 9 em vantagem em relação a muitos de seus concorrentes diretos no mercado de picapes médias a combustão.
A autonomia da eTerron 9 também surpreende: com uma bateria de 102 kWh, o modelo é capaz de rodar até 430 km com uma única carga. Além disso, o tempo de recarga é eficiente, levando apenas 40 minutos para ir de 20% a 80% da carga, o que faz dessa picape uma excelente escolha para quem busca praticidade e sustentabilidade no dia a dia.
Além da performance dos motores, o veículo traz a funcionalidade V2L (Veículo para Carga), que permite exportar energia para carregar dispositivos elétricos, utilizando saídas de 2,2 kW e 6,6 kW. Isso significa que, ao estacionar em uma obra ou acampamento, você pode usar a energia do carro para alimentar diversos equipamentos, algo que picapes tradicionais movidas a combustão simplesmente não oferecem.
Superando os Concorrentes Tradicionais
Marcas como Toyota, Ford, Nissan e Mitsubishi têm uma forte presença no mercado de picapes, mas, no momento, nenhuma delas oferece uma opção direta que possa competir com a Maxus eTerron 9. A Ford, por exemplo, vende a F-150 Lightning, mas esse modelo é maior que a eTerron e está disponível apenas em países como Noruega e Suíça. A Toyota, por sua vez, já anunciou que pretende lançar uma versão elétrica da popular Hilux até o final de 2025, mas até lá, a Maxus terá uma boa vantagem competitiva.
Outro competidor, a Isuzu, planeja começar a vender uma versão elétrica do D-Max com tração nas quatro rodas na Europa, mas, assim como os demais, terá que enfrentar a eTerron 9 já consolidada no mercado. Com isso, a Maxus se posiciona como a pioneira entre as picapes elétricas médias com tração integral, algo que seus rivais tradicionais ainda não conseguem igualar.
Dimensões e Capacidade
Em termos de tamanho, a Maxus eTerron 9 é ligeiramente maior que a Toyota Hilux e a Ford Ranger, com 5,34 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,87 metros de altura. Essas dimensões fazem dela uma das maiores picapes de sua categoria, oferecendo mais espaço tanto na cabine quanto na caçamba.
Falando em caçamba, o modelo elétrico da Maxus vem com um comprimento de 2,40 metros, suficiente para carregar uma grande quantidade de carga. Contudo, a capacidade de carga útil é um ponto onde o modelo fica atrás de seus concorrentes: são 620 kg, bem abaixo da média de 1.000 kg dos rivais movidos a combustão. Em compensação, a eTerron 9 impressiona no quesito capacidade de reboque, podendo puxar até 3.500 kg, igualando-se às picapes a diesel mais robustas do mercado.
Outro diferencial interessante é o porta-malas dianteiro (frunk), com 235 litros de capacidade, algo inexistente nas picapes tradicionais, já que o motor a combustão ocupa esse espaço. Esse compartimento extra é um trunfo para quem precisa de mais espaço para armazenamento sem sacrificar a capacidade de carga da caçamba.
Interior Luxuoso e Tecnológico
Ao entrar na Maxus eTerron 9, você perceberá imediatamente que não se trata de uma picape comum. O interior é uma fusão de luxo e tecnologia, com duas telas horizontais, estofamento em couro de dois tons e um console central flutuante que adiciona uma estética moderna ao veículo. O volante de dois raios complementa o design sofisticado.
O conforto é uma prioridade neste modelo. O motorista conta com um assento elétrico com ajuste em oito posições, ventilação e função de massagem, garantindo uma experiência de condução mais confortável, especialmente em viagens longas. Os dois assentos dianteiros podem ser rebatidos para criar uma superfície para dormir com 1,70 metro de comprimento, ideal para quem precisa de um descanso rápido entre uma parada e outra.
Além disso, a picape conta com uma porta intermediária semelhante à da GMC Sierra EV, permitindo fácil acesso à cabine traseira. Essa característica adiciona mais praticidade ao veículo, tornando-o uma escolha atrativa para diferentes perfis de usuários.
Inovações Tecnológicas e Sustentabilidade
Em termos de tecnologia, a Maxus não poupou esforços. A eTerron 9 vem equipada com um sistema de suspensão pneumática adaptativa, que ajusta automaticamente a altura do veículo em diferentes condições de rodagem. Ao rodar em alta velocidade nas rodovias, o veículo é rebaixado para melhorar a aerodinâmica e aumentar a autonomia. E quando parado, a traseira pode ser abaixada em 5,8 centímetros para facilitar o carregamento e descarregamento de cargas, uma funcionalidade que proporciona conveniência para o usuário.
A sustentabilidade é outro ponto forte dessa picape. Enquanto as picapes movidas a gasolina e diesel enfrentam críticas por suas altas emissões de carbono, a eTerron 9 promete ser uma opção muito mais ecológica, com zero emissões e a vantagem de ser movida por energia elétrica. Além disso, com a crescente infraestrutura de carregamento de veículos elétricos, especialmente na Europa, a Maxus está preparada para oferecer uma solução que combina desempenho robusto com respeito ao meio ambiente.
Expectativa de Lançamento e Preço
A Maxus eTerron 9 está programada para começar as vendas já no próximo mês, com as primeiras entregas previstas para janeiro de 2025. Embora o preço exato ainda não tenha sido divulgado, especula-se que a picape será posicionada como uma opção premium no mercado, com valores competitivos em relação aos seus concorrentes a combustão.
Para você, que busca uma picape robusta, tecnológica e sustentável, a Maxus eTerron 9 parece ser a escolha perfeita. Além de toda a inovação e sofisticação que oferece, o modelo chega ao mercado com a promessa de mudar o jogo, tornando-se uma alternativa superior às opções tradicionais. Se você está disposto a investir em um veículo que entrega performance sem comprometer o meio ambiente, esta picape elétrica pode ser a sua melhor escolha.
O Futuro das Picapes Elétricas
Com o lançamento da Maxus eTerron 9, a indústria automobilística entra em uma nova era, onde as picapes elétricas se tornam viáveis tanto para o uso diário quanto para aplicações profissionais. A combinação de autonomia, tecnologia de ponta e capacidade de reboque coloca esse modelo em uma posição única, onde pode conquistar uma grande fatia do mercado e desafiar as líderes de longa data.
E você, está pronto para experimentar o futuro das picapes? A Maxus eTerron 9 não é apenas mais uma picape, é a evolução de um segmento que estava carente de inovação sustentável. Se prepare, pois 2025 promete ser o ano em que as picapes elétricas dominarão as estradas.