Quando a Ferrari anunciou o lançamento da Purosangue, muitos entusiastas da marca se sentiram incomodados com a ideia de um SUV carregando o icônico logotipo do cavalo rampante. Afinal, a marca sempre foi sinônimo de supercarros, aqueles que brilham nas pistas e nas ruas, não nos terrenos irregulares. No entanto, o mercado de SUVs de luxo está em ascensão, e era apenas uma questão de tempo até que a Ferrari entrasse nessa arena.
Mas a controvérsia não terminou aí. Entrou em cena a Mansory, uma preparadora alemã famosa por suas modificações extravagantes em carros de luxo. E, ao colocar suas mãos na Ferrari Purosangue, a Mansory criou o Pugnator, uma versão tão radicalmente modificada que alguns dizem ser a Ferrari mais feia da história. Mas será que essa afirmação é justa? Vamos explorar os detalhes dessa transformação ousada.
A Filosofia Radical da Mansory
Para entender o Pugnator, é preciso primeiro conhecer a Mansory. A empresa alemã tem um histórico de modificações polêmicas em supercarros e veículos de luxo, sempre buscando tornar cada carro único, mesmo que para isso seja necessário ir contra as diretrizes das montadoras originais. Para a Ferrari, mexer em um de seus modelos é quase uma heresia, pois cada detalhe de design e performance é meticulosamente pensado pela equipe de engenheiros em Maranello. No entanto, a Mansory segue uma lógica diferente: criar carros que são, acima de tudo, extravagantes e exclusivos, para atender a um público que quer se destacar.
E esse é o caso da Ferrari Purosangue Pugnator. A Mansory não apenas alterou o design, mas também fez modificações no desempenho do SUV. No entanto, o resultado não foi unânime. Para alguns, o Pugnator parece mais uma peça de uma coleção de brinquedos Hot Wheels ou algo saído de um desenho animado. Para outros, é um exemplo perfeito de personalização extrema.
O Exterior: Do Suave ao Agressivo
Uma das características mais notáveis da Ferrari Purosangue original é seu design elegante e fluido, que mantém a identidade visual da marca enquanto introduz um novo conceito de carroceria. A Mansory, no entanto, decidiu seguir uma direção oposta. O Pugnator abandona as curvas suaves em favor de linhas retas e marcantes, criando um visual mais agressivo e menos aerodinâmico à primeira vista.
As Grandes Entradas de Ar
A modificação mais visível na frente do Pugnator são as enormes entradas de ar, muito maiores e mais largas que as do modelo original. Embora a Mansory afirme que essas mudanças não são apenas estéticas, mas também funcionais, aumentando a downforce e melhorando o desempenho aerodinâmico, muitos acham que o carro perdeu a sofisticação que se espera de uma Ferrari. As aberturas nos para-lamas e as guelras laterais reforçam ainda mais o visual esportivo, mas a estética é, no mínimo, divisiva.
Alargadores e Falsas Entradas de Ar
A Mansory também adicionou alargadores robustos nos para-lamas, tornando o SUV ainda mais musculoso. Além disso, as portas traseiras receberam entradas de ar falsas, algo que divide ainda mais as opiniões. Muitos puristas acreditam que esses detalhes são desnecessários e prejudicam a integridade do design original da Ferrari, enquanto outros apreciam o toque ousado e futurista.
Rodas Gigantes e Capô de Fibra de Carbono
As rodas também não passaram despercebidas nessa transformação. Na frente, temos rodas de 22 polegadas, enquanto na traseira elas chegam a 23 polegadas, todas forjadas e disponíveis em uma ampla variedade de cores. Esse tamanho exagerado dá ao carro um visual imponente, mas novamente, foge do tradicionalismo da marca.
O capô de fibra de carbono, por sua vez, é outro destaque. Pintado em um tom de vermelho mais escuro que o restante da carroceria, ele é um dos elementos que mais contribuem para o visual diferenciado do Pugnator. A fibra de carbono também tem a vantagem de ser mais leve, o que pode ajudar no desempenho do carro, mas o impacto estético é o que chama mais atenção.
A Traseira: Aerofólio Gigante e Novo Para-choque
Na traseira, as modificações continuam. Um grande aerofólio foi adicionado na parte superior, o que, segundo a Mansory, melhora a estabilidade em alta velocidade. No entanto, o que realmente rouba a cena é o novo para-choque, que agora conta com difusores gigantes e um sistema de escapamento completamente reformulado.
O sistema de escape original foi substituído por um com controle de flap e conversores catalíticos esportivos, o que deve proporcionar um som ainda mais potente e característico. As quatro saídas de escapamento, agora organizadas em pares verticais, conferem uma estética ainda mais agressiva.
Performance Melhorada (Mas Não Tão Diferente)
Se por fora o Pugnator se distancia muito da Purosangue original, por dentro das especificações técnicas a história não é tão diferente assim. O motor V12 foi levemente modificado, com a potência passando de 725 cv para 755 cv e o torque aumentando de 72,9 kgfm para 74,43 kgfm. Essas mudanças foram obtidas por meio do remapeamento da ECU e da substituição do sistema de escapamento.
No entanto, a Mansory não fez nenhuma modificação no sistema de suspensão da Ferrari Purosangue, o que pode desapontar alguns entusiastas que esperavam por um comportamento dinâmico ainda mais esportivo. O aumento de potência certamente melhora o desempenho em retas, mas as características de condução permanecem bastante próximas às do modelo original.
O Interior: Um Toque de Sofisticação
Se por fora o Pugnator é um exercício de extravagância, o interior mostra que a Mansory sabe ser sofisticada quando quer. Em vez do interior bege apresentado pela Ferrari no lançamento da Purosangue, a Mansory optou por um acabamento em couro marfim, com detalhes em vermelho e inserções em fibra de carbono.
Os bancos e as portas receberam um material perfurado, oferecendo uma sensação de luxo e conforto superior ao modelo original. O volante, no entanto, permanece o mesmo da Ferrari Purosangue, exceto pelo logotipo da Mansory, que está espalhado por toda a cabine, desde o painel até os tapetes acolchoados.
A personalização, claro, não termina aí. Para os clientes que desejarem, a Mansory oferece uma ampla gama de opcionais, permitindo que cada Pugnator seja único e adaptado ao gosto pessoal de seu proprietário. Isso é algo que atrai muitos compradores do segmento de ultra-luxo, onde a exclusividade é tão importante quanto a performance.
Quanto Custa o Pugnator?
Agora, chegamos à pergunta que todos querem saber: quanto custa essa modificação extrema? Infelizmente, a Mansory não divulgou o preço oficial do Pugnator, seguindo sua política de “se você precisa perguntar o preço, talvez não possa pagar”. No entanto, sabemos que a Ferrari Purosangue original já custa R$ 7,8 milhões em importadores independentes no Brasil. Portanto, não seria surpreendente se o preço do Pugnator ultrapassasse facilmente os R$ 10 milhões.
Para os compradores desse tipo de carro, o preço não costuma ser um problema. O foco está na exclusividade e na capacidade de possuir algo que poucos têm. E é exatamente isso que a Mansory oferece: um veículo que, goste ou não, certamente chamará atenção por onde passar.
Considerações Finais: O Pugnator Vale a Pena?
A pergunta final é: o Mansory Pugnator vale a pena? Se você é um purista da Ferrari, provavelmente a resposta é não. Modificar um carro que já vem praticamente perfeito de fábrica pode parecer uma ofensa à tradição e à engenharia da marca italiana.
No entanto, se você é um entusiasta de personalizações extremas, que busca exclusividade e não tem medo de ser diferente, o Pugnator pode ser exatamente o que você procura. Ele é o tipo de carro que divide opiniões, mas certamente cumpre sua função de ser único e de fazer barulho — tanto literal quanto figurativamente.
No final, a beleza (ou a feiura) está nos olhos de quem vê. E, com o Pugnator, a Mansory conseguiu, mais uma vez, criar algo que desafia as normas do design automotivo. Seja essa a Ferrari mais feia da história ou não, uma coisa é certa: ela jamais será esquecida.