Quando Carlos Tavares assumiu o comando do Grupo Stellantis, muitos pensaram que marcas como a Lancia, que estavam em dificuldades financeiras e acumulavam prejuízos, seriam desmanteladas. No entanto, a realidade foi muito diferente. Em um movimento surpreendente, a Lancia foi revitalizada, assim como suas irmãs francesas, Peugeot e Citroën, e a alemã Opel. O foco foi na identidade italiana da marca, que estava praticamente adormecida nos últimos anos.
O Renascimento da Lancia
Nos anos 90, a Lancia vendia cerca de 300.000 unidades por ano na Europa, mas esse número despencou para apenas 100.000 no início dos anos 2000. Desde 2017, a marca se concentrou exclusivamente no modelo Ypsilon, que continuou a ser produzido apenas na Itália. Com a intenção de ressuscitar a marca, em 2021, Tavares e o novo CEO, Luca Napolitano, decidiram que o Ypsilon seria o modelo a simbolizar o renascimento da Lancia.
Edição Limitada e Lançamento
O novo Ypsilon estreia no mercado italiano em uma edição limitada de 1.906 unidades – uma referência ao ano de fundação da Lancia. Essa edição especial é exclusivamente elétrica, nomeada Cassina, e uma versão híbrida leve será disponibilizada ainda este ano. O Ypsilon utiliza a plataforma CMP (com o prefixo “e” para as versões elétricas), a mesma usada por modelos compactos do grupo, como o Opel Corsa, Peugeot 208, e Citroën C3.
Design e Interior
O design do Ypsilon possui uma forte personalidade, refletindo a tradição da Lancia. A traseira é particularmente marcante, com lanternas redondas elevadas, o que garante que o Ypsilon seja reconhecido tanto de dia quanto à noite. Na frente, destaca-se uma máscara negra acima dos faróis, que confere um ar de sofisticação.
Interior e Tecnologia
O interior do Ypsilon também foi projetado para impressionar. As duas telas digitais de 10,25 polegadas dispostas lado a lado – uma para a instrumentação e outra para a central multimídia – são um dos destaques. O sistema S.A.L.A. (Sound Air Light Augmentation) reúne funções de som, climatização e iluminação, podendo ser personalizadas e controladas por comandos de voz. Em um futuro próximo, o sistema contará com inteligência artificial, incluindo recursos semelhantes ao ChatGPT.
Embora o design interior busque a diferenciação, é possível notar a presença de componentes conhecidos de outros modelos do grupo. Os botões dos modos de condução e da transmissão são exemplos disso. Abaixo da central, há uma fila de botões físicos para a climatização e uma mesa que serve para acomodar objetos como celular e carteira. Contudo, essa mesa poderia ter um revestimento mais suave para evitar que os objetos se movimentem e gerem ruídos durante a condução.
Os bancos, revestidos com um material semelhante à camurça, são extremamente confortáveis, mas há a preocupação de que possam esquentar excessivamente no verão. O acabamento, em sua unidade de teste, ainda apresentava algumas imperfeições, mas a Lancia assegurou que isso não será um problema nas versões de produção.
Espaço e Conforto
O acesso aos bancos traseiros é um pouco limitado, tanto pelo ângulo de abertura das portas quanto pelo tamanho da abertura. Contudo, dois adultos com 1,85 metro de altura podem se acomodar confortavelmente. O banco traseiro, no entanto, possui apenas 125 cm de largura, o que dificulta a acomodação de um terceiro ocupante, especialmente devido ao túnel central volumoso.
O porta-malas oferece 309 litros de capacidade na versão elétrica, que aumenta para 352 litros na versão híbrida leve. Esses números são comparáveis aos do Peugeot e-208 e Opel Corsa Electric.
Desempenho e Condução
O teste do Ypsilon elétrico foi realizado na região de Turim, onde os engenheiros italianos calibraram especificamente a suspensão, que apresenta um eixo rígido na traseira. Eles também utilizaram barras estabilizadoras maiores para favorecer a estabilidade sem comprometer o conforto. O aumento das bitolas em 2,4 cm em relação ao Peugeot 208 e ao Opel Corsa contribuiu para uma condução mais precisa.
A direção foi ajustada para oferecer uma resposta mais direta, e o isolamento acústico foi aprimorado com a adição de materiais fonoabsorventes em várias partes do veículo, como capô, portas e caixas de rodas. O motor elétrico, posicionado na parte dianteira, entrega 156 cv e 26,5 kgfm, proporcionando uma experiência de condução ágil e satisfatória. A aceleração e as retomadas de velocidade são bastante competentes, embora a velocidade máxima de 150 km/h possa parecer limitada para alguns motoristas.
Os modos de condução disponíveis incluem Sport, Eco e Normal, que oferecem diferentes níveis de potência: 156 cv no modo Sport, 109 cv no modo Eco e 136 cv no modo Normal. Quando o pedal do acelerador é solto, existe uma regeneração residual que pode ser intensificada ao pressionar o botão “B” no seletor da transmissão. Contudo, o Ypsilon não conta com o sistema one pedal drive, onde o veículo se imobiliza completamente por meio da frenagem regenerativa. A resposta do pedal de freio pode ser um pouco hesitante no início.
Preço e Expectativas Futuras
A edição limitada Cassina é comercializada por 40.000 euros, o equivalente a aproximadamente R$ 245.000. A Lancia, após o renascimento com o Ypsilon, tem planos ambiciosos de reviver outros modelos icônicos, como o Gamma em 2026 e o Delta em 2028. Há até especulações sobre uma possível versão 4×4 Integrale. A meta da marca é que até 2035, toda a sua linha seja 100% elétrica.
Infelizmente, a Stellantis não planeja trazer a Lancia para o Brasil, mas há a intenção de reviver a tradição da marca no rali, com o retorno na categoria de iniciação Rally4, utilizando o Ypsilon Rally4 HF. Este modelo estará equipado com um motor 1.2 turbo de três cilindros, entregando 212 cv, tração dianteira e diferencial autoblocante mecânico. É importante notar que, apesar de sua ausência nas pistas, a Lancia ainda é a marca mais bem-sucedida em ralis, com um impressionante total de 15 campeonatos mundiais.
Ficha Técnica do Lancia Ypsilon
- Preço: 40.000 euros (R$ 245.000)
- Motor: elétrico, dianteiro, síncrono de ímãs permanentes, 156 cv, 26,5 kgfm
- Baterias: íons de lítio, 54 kWh; potência máxima 11 kW (AC), 100 kW (DC)
- Câmbio: automático, 1 m., dianteira
- Direção: elétrica
- Suspensão: McPherson (dianteira), eixo rígido (traseira)
- Freios: disco ventilado (dianteiro), disco sólido (traseiro)
- Pneus: 205/45 R17
- Dimensões: comprimento 408 cm; largura 176,8 cm; altura 144 cm; entre-eixos 254 cm; peso 1.584 kg; porta-malas 309 l
- Desempenho: 0 a 100 km/h em 8,2 segundos; velocidade máxima de 150 km/h; consumo de 14,5 kW/100 km; autonomia de 403 km; recarga de 5h45 (0 a 100%, AC), 10 min (0 a 80%, DC)
Considerações Finais
O novo Lancia Ypsilon representa não apenas um retorno ao mercado, mas também uma afirmação da identidade da marca. Com sua combinação de luxo, personalidade e tecnologia inovadora, o Ypsilon se destaca como uma opção atrativa para quem busca um veículo urbano que não sacrifica estilo por funcionalidade. Embora a marca não esteja disponível no Brasil, o renascimento da Lancia é um sinal positivo para os entusiastas de automóveis e para o futuro da mobilidade elétrica na Europa.