O lance é o seguinte: carros antigos estão bombando, e entre eles, o Ford Maverick dos anos 70 se destaca como um verdadeiro cobiçado no Brasil! Produzido aqui de 1973 a 1979, esse clássico da Ford se tornou um sonho de consumo para colecionadores e apaixonados por vintage, mesmo décadas depois de ter saído de linha.
A grande descoberta de 2024: Ford Maverick Super Luxo 1974
E olha que o Reginaldo de Campinas, um cara fera quando se fala em raridade automotiva, deu um show recente ao mostrar um exemplar incrível do Ford Maverick Super Luxo 1974. E o que faz esse carro ser tão incrível? A originalidade de fábrica é o grande destaque!
O carro carrega cinco décadas de pura história e ainda mantém tudo, desde o estofamento até os acessórios originais, em estado impecável! Sério, parece que estamos de volta nos anos 70 toda vez que olhamos para ele.
Embora o hodômetro mostre 49 mil km rodados, dá pra pensar que o potente motor V8 de 197 cv deve ter sido acionado apenas algumas vezes. É aquele tipo de carro que é uma verdadeira cápsula do tempo!
O Maverick: A lenda que só cresce em valor
Falando do Ford Maverick Super Luxo, especialmente na versão V8, ele se tornou um dos clássicos mais valiosos do Brasil. É uma mistura explosiva de potência, design robusto e aquela nostalgia que faz os olhos brilharem, transformando cada carro em uma verdadeira joia rara.
No caso dessa joia apresentada pelo Reginaldo, o estado impecável e a baixa quilometragem fazem o preço lá em cima e atraem todos os fãs de carros clássicos.
Ficha Técnica Completa: Ford Maverick V8 1974
Desempenho
- Aceleração: 0-100 km/h em 10,8 s
- Velocidade: 182 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
- Câmbio: Manual, 4 marchas
- Tração: Traseira
Motor
- Código do motor: Windsor 302
- Cilindrada: 4942 cm³
- Cilindros: 8 em V
- Aspiração: Natural
- Alimentação: Carburador
- Potência: 197 cv a 4600 rpm
- Torque: 39,5 kgfm a 2400 rpm
- Razão de compressão: 7,5:1
- Comando de válvulas: No bloco, acionado por corrente
- Válvulas por cilindro: 2
- Tuchos: Hidráulicos
- Disposição: Longitudinal, dianteiro
- Curso do pistão: 76,2 mm
- Diâmetro do cilindro: 101,65 mm
- Potência específica: 39,9 cv/litro
- Torque específico: 8,0 kgfm/litro
- Peso/potência: 7,1 kg/cv
- Peso/torque: 35,2 kg/kgfm
Dimensões
- Comprimento: 4580 mm
- Largura: 1791 mm
- Altura: 1364 mm
- Distância entre-eixos: 2619 mm
- Bitola dianteira: 1430 mm
- Bitola traseira: 1430 mm
- Peso: 1390 kg
- Porta-malas: 417 litros
- Tanque de combustível: 100 litros
- Vão livre do solo: 173 mm
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro mínimo de giro: 11,2 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Traseira: Eixo rígido
- Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas
Freios
- Dianteiros: Disco ventilado
- Traseiros: Tambor
Consumo e Autonomia
- Consumo Urbano (G): 4,5 km/l
- Consumo Rodoviário (G): 6 km/l
- Autonomia Urbana (G): 450 km
- Autonomia Rodoviária (G): 600 km