Ford Maverick 1974: Um Clássico Atemporal que Permanece Intacto

0
104

O lance é o seguinte: carros antigos estão bombando, e entre eles, o Ford Maverick dos anos 70 se destaca como um verdadeiro cobiçado no Brasil! Produzido aqui de 1973 a 1979, esse clássico da Ford se tornou um sonho de consumo para colecionadores e apaixonados por vintage, mesmo décadas depois de ter saído de linha.

Ford Maverick 1974 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Maverick 1974 / Foto: Reginaldo de Campinas

A grande descoberta de 2024: Ford Maverick Super Luxo 1974

E olha que o Reginaldo de Campinas, um cara fera quando se fala em raridade automotiva, deu um show recente ao mostrar um exemplar incrível do Ford Maverick Super Luxo 1974. E o que faz esse carro ser tão incrível? A originalidade de fábrica é o grande destaque!

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

O carro carrega cinco décadas de pura história e ainda mantém tudo, desde o estofamento até os acessórios originais, em estado impecável! Sério, parece que estamos de volta nos anos 70 toda vez que olhamos para ele.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

Embora o hodômetro mostre 49 mil km rodados, dá pra pensar que o potente motor V8 de 197 cv deve ter sido acionado apenas algumas vezes. É aquele tipo de carro que é uma verdadeira cápsula do tempo!

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

O Maverick: A lenda que só cresce em valor

Falando do Ford Maverick Super Luxo, especialmente na versão V8, ele se tornou um dos clássicos mais valiosos do Brasil. É uma mistura explosiva de potência, design robusto e aquela nostalgia que faz os olhos brilharem, transformando cada carro em uma verdadeira joia rara.

Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas
Foto: Reginaldo de Campinas

No caso dessa joia apresentada pelo Reginaldo, o estado impecável e a baixa quilometragem fazem o preço lá em cima e atraem todos os fãs de carros clássicos.

Ford Maverick 1974 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Maverick 1974 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Maverick 1974 / Foto: Reginaldo de Campinas
Ford Maverick 1974 / Foto: Reginaldo de Campinas

Ficha Técnica Completa: Ford Maverick V8 1974

Desempenho

  • Aceleração: 0-100 km/h em 10,8 s
  • Velocidade: 182 km/h

Transmissão

  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
  • Câmbio: Manual, 4 marchas
  • Tração: Traseira

Motor

  • Código do motor: Windsor 302
  • Cilindrada: 4942 cm³
  • Cilindros: 8 em V
  • Aspiração: Natural
  • Alimentação: Carburador
  • Potência: 197 cv a 4600 rpm
  • Torque: 39,5 kgfm a 2400 rpm
  • Razão de compressão: 7,5:1
  • Comando de válvulas: No bloco, acionado por corrente
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Disposição: Longitudinal, dianteiro
  • Curso do pistão: 76,2 mm
  • Diâmetro do cilindro: 101,65 mm
  • Potência específica: 39,9 cv/litro
  • Torque específico: 8,0 kgfm/litro
  • Peso/potência: 7,1 kg/cv
  • Peso/torque: 35,2 kg/kgfm

Dimensões

  • Comprimento: 4580 mm
  • Largura: 1791 mm
  • Altura: 1364 mm
  • Distância entre-eixos: 2619 mm
  • Bitola dianteira: 1430 mm
  • Bitola traseira: 1430 mm
  • Peso: 1390 kg
  • Porta-malas: 417 litros
  • Tanque de combustível: 100 litros
  • Vão livre do solo: 173 mm

Direção

  • Assistência: Hidráulica
  • Diâmetro mínimo de giro: 11,2 m

Suspensão

  • Dianteira: Independente, braços sobrepostos
  • Traseira: Eixo rígido
  • Elemento elástico: Feixe de molas semielípticas

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Consumo e Autonomia

  • Consumo Urbano (G): 4,5 km/l
  • Consumo Rodoviário (G): 6 km/l
  • Autonomia Urbana (G): 450 km
  • Autonomia Rodoviária (G): 600 km

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui