Fiat 147 GL: O Clássico que Desafia o Tempo e Surpreende em Cada Detalhe!

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Vamos falar do Fiat 147, esse verdadeiro símbolo da história automotiva brasileira! Lançado em 1976, ele foi o primeiro carro da Fiat a ser produzido aqui no Brasil e trouxe um monte de inovações que mudaram o jogo na indústria. Seu design e engenharia trouxeram conceitos novos que inspiraram muitos modelos que vieram depois, se tornando um ícone de modernidade da época.

Fiat 147: A inovação na estrada

Foto: HT Imports/@htimportscars

O Fiat 147 não foi apenas o primeiro da marca por aqui, mas também um campeão das inovações tecnológicas. Ele foi o primeiro carro nacional com motor dianteiro transversal, o que ajudou a otimizar espaço interno e aumentar a segurança, já que o motor ficou mais distante dos passageiros em caso de batida.

Em 1979, ele fez história novamente ao se tornar o primeiro carro produzido em série no mundo a usar álcool como combustível, uma super inovação na época em que o etanol estava bombando no Brasil. O modelo, carinhosamente chamado de “cachacinha”, ficou famoso pelo cheiro inconfundível que saía do escapamento. Sem dúvidas, o Fiat 147 foi uma revolução no mercado automotivo brasileiro!

A ideia era clara: tomar o lugar do Volkswagen Fusca, que dominava as ruas, ao lado de concorrentes como o Volkswagen Brasília e o Chevrolet Chevette. Mas o 147 se destacou não só pela inovação, mas também pelo carinho que conquistou dos brasileiros, tornando-se um dos modelos mais queridos da década de 70.

Rara joia no mercado: O Fiat 147 GL 1978/1979 em estado de novo

Foto: HT Imports/@htimportscars

Agora em 2025, surge uma oportunidade incrível para os colecionadores e amantes de clássicos. A HT Imports está oferecendo um Fiat 147 GL 1978/1979 que parece zerado, por apenas R$ 59.900. Este carro foi totalmente restaurado, preservando todas as suas características originais — motor, elétrica e até a pintura na cor bege Dolomiti, a mesma de quando foi lançado!

O capricho na restauração é notável. Por dentro, o Fiat 147 GL mantém os bancos de veludo, um charme da versão GL, com encostos de cabeça que parecem novinhos em folha! O painel, simples e prático, conta com os instrumentos de velocímetro, nível de combustível e temperatura do líquido de resfriamento, exatamente como no original.

E não é só para ficar parado na garagem, não. Este exemplar foi mantido com capa de proteção e usado apenas em eventos especiais, preservando ainda mais suas condições impecáveis. O carro vem com placas pretas, manuais originais e todo o histórico de revisões, ou seja, é uma verdadeira chance para quem quer adicionar uma peça rara à sua coleção!

A evolução do Fiat 147: De 1976 a 1979

Foto: HT Imports/@htimportscars

O Fiat 147 passou por várias mudanças durante sua trajetória. Em 1978, só dois anos depois de seu lançamento, ele já precisava de algumas melhorias para continuar competitivo. O modelo, que inicialmente vinha com um motor de 1.049 cm³ e só 55 cv, precisou de um upgrade. Assim, surgiu o Rallye, que ganhou um motor 1.3 (1.297 cm³), mais potente e melhor para a época.

Este motor 1.3 do Fiat 147 Rallye era alimentado por um carburador Weber de corpo duplo, que permitia uma potência de 72 cv a 5.800 rpm e um torque de 10,8 kgfm a 4.000 rpm. Apesar do aumento na potência não ser tão grande, a diferença no torque fez toda a diferença na condução do carro, tornando-o ágil e divertido de dirigir, ajudando a consolidar o sucesso do Fiat 147 aqui.

Em 1979, o Fiat 147 começou a ser produzido com motor a álcool, fazendo história como o primeiro carro feito em série a funcionar apenas com etanol. Essa versão tinha um leve crescimento na potência e torque, chegando a 62 cv e 11,5 kgfm, se comparado a 61 cv e 10,8 kgfm do modelo a gasolina. Esse modelo não apenas agregou valor à história do etanol, mas também se alinhou com as políticas governamentais para incentivar o uso de combustíveis renováveis.

O legado do Fiat 147: Um clássico de coleção

Foto: HT Imports/@htimportscars

A produção do Fiat 147 terminou em 1986, mas seu legado na indústria automotiva brasileira continua firme. Ao longo dos anos, ele inspirou outros modelos da Fiat, como o Panorama, o sedã Oggi, o furgão Fiorino e a picape City. Se não bastasse, o 147 foi fundamental na introdução do Fiat Uno, que veio para continuar a história de sucesso da marca no Brasil.

Entre 1979 e 1986, foram mais de 536.000 unidades do Fiat 147 vendidas, sendo as versões a álcool as mais populares, com 120.516 unidades. Ele foi essencial para popularizar o uso do etanol nos carros brasileiros e abrir caminho para a era dos veículos flexíveis que, anos depois, dominariam o mercado.

Hoje, ter um Fiat 147 é como possuir uma peça de coleção, sendo que poucos sobreviventes estão em bom estado. Por isso, um carro como o Fiat 147 GL 1978/1979, conservado e original, é uma verdadeira oportunidade para quem quer um pedaço dessa história automobilística!

Conclusão

Foto: HT Imports/@htimportscars

Em 2025, você pode se tornar o orgulhoso dono de um dos últimos Fiat 147 em estado impecável, como o da versão GL 1978/1979. Com o preço de R$ 59.900, esse carro não é só um meio de transporte: ele é história, inovação e revolução da indústria automotiva brasileira. Essa é uma compra que vai agradar tanto os apaixonados por clássicos quanto os colecionadores que entendem o valor de preservar o que foi um marco para a indústria nacional.

Se você é fã de carros clássicos, essa é a saga perfeita: adquirir um Fiat 147 em estado de novo e adicionar uma verdadeira joia à sua coleção. Não perca a oportunidade de ter na sua garagem um carro que ajudou a moldar o mercado automotivo no Brasil.

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