Se você é da turma que ama carros clássicos, especialmente a famosa Volkswagen Kombi, prepare-se para mergulhar em uma história das boas do mundo automotivo nacional. A Kombi é um camaleão das ruas, com várias versões ao longo do tempo, mas a versão cabine dupla da adorável “Corujinha” nunca recebeu um carimbo oficial de fabricação no Brasil. Surpresa! Mas calma, porque tem uma exceção que vale a pena conhecer: uma unidade rara desse modelo nasceu em solo brasileiro nos anos 60, não nas linhas de montagem da Volkswagen, mas em uma concessionária lá em Belo Horizonte, Minas Gerais.
O Nascimento de uma Raridade
A criação dessa Kombi cabine dupla única foi da responsabilidade da concessionária Carbel, que ainda está na ativa até hoje. Eles pegaram uma Kombi de passageiros da época e deram aquele trato especial. Embora não tenha saído das fábricas da Volkswagen em São Bernardo do Campo, SP, o trabalho da Carbel foi tão caprichado que a Kombi parece oficialmente digna de prateleira de fábrica.
O jornalista automotivo mineiro Raimundo Couto e Silva, ou o famoso Visconde de Ouro Preto, estava lá para registrar tudo em fotos. Essas relíquias agora fazem parte do acervo do MIAU (Museu da Imprensa Automotiva), tudo graças à generosidade do filho dele, Raimundo Couto.
Detalhes Exclusivos da Kombi Corujinha Cabine Dupla
Agora, a parte mais intrigante: essa Kombi foi moldada a partir de uma versão de passageiros, chamada Standard, e não de uma pick-up, que seria o normal, certo? Esse detalhe gerou várias peculiaridades:
- Sem as tampas laterais basculantes: Ao contrário da cabine dupla alemã, essa Kombi não tem aquelas tampas que se abrem para facilitar o carregamento.
- Corte na carroceria: O visual dela ganhou um charme a mais, com a carroceria cortada rente ao vinco lateral, levantando a linha de acesso à caçamba.
- Tampa traseira invertida: Mantiveram parte da tampa traseira original, mas mudaram o jeito de abrir para ser de cima para baixo, facilitando a vida na hora de acessar a carga.
Ah, e por falar em detalhes, os vidros curvos traseiros das laterais foram mantidos, dando um toque exclusivo ao visual. E a pintura em dois tons, os frisos e os acabamentos internos indicam que essa Kombi era a versão de luxo, provavelmente dos anos 1968 ou 1969.
A Excentricidade das Saídas de Escapamento
Outro detalhe curioso: ao invés do escapamento tradicional das Kombis, esta versão resolveu usar um escape duplo do Fusca. Mais um ponto que a torna única!
O Propósito da Criação
Parece que a Kombi Corujinha cabine dupla foi uma ideia da própria Carbel, já que o veículo estava todo enfeitado com logotipos da concessionária. Então, tudo indica que era para uso promocional ou interno, e não para venda a clientes. Confere?
Cabine Dupla: Uma História Oficial Tardia
Vale lembrar que, mesmo com essa raridade, a Volkswagen só lançou oficialmente a versão cabine dupla no Brasil em 1981. Conhecidas como Clipper, essas versões vinham com motores 1600 refrigerados a ar ou opções diesel. A produção desse estilo foi finalizada em 1986, deixando uma saudade bem grande nos corações dos fãs.
Um Patrimônio que Merece Reconhecimento
A trajetória dessa Kombi Corujinha cabine dupla única é um baita exemplo de como a criatividade pode transformar um carro já lendário em algo ainda mais especial. É uma pena que não se saiba onde ela está atualmente, mas as fotos e as histórias continuam a manter vivo o legado dessa raridade.
Se você é um aficionado por carros clássicos, essa Kombi é mais uma prova do impacto cultural e histórico que essas belezuras têm, tanto no Brasil quanto lá fora. Então, da próxima vez que ouvir falar de uma Kombi, lembre-se: pode haver uma história incrível atrás dela que você nem imagina!