Escort 1988: O Tesouro Oculto com Relógio Digital do Del Rey que Você Nunca Imaginou!

0
15

Quando bate aquela nostalgia dos carros clássicos, é bem provável que você imagine um modelo esportivo que atravessou gerações, não é? E no Brasil, o campeão desse quesito é o incrível Ford Escort XR3. Com seu jeitão estiloso e desempenho que faz qualquer um apaixonado pela velocidade deixar o pé leve no acelerador, ele se tornou um verdadeiro símbolo da história automotiva por aqui. Mas você sabia que esse carro teve sua versão exportada para os Estados Unidos com uma roupagem diferente? Recentemente, um Escort GT 1988 que fez sucesso por lá foi leiloado, e a galera que curte carros clássicos ficou enlouquecida com isso! Além de seu valor histórico, ele traz um detalhe curioso: um relógio digital que lembra o do Del Rey. Um charme a mais que certamente deixou os colecionadores babando!

Neste artigo, você vai desvendar todos os segredos do Ford Escort GT 1988, as diferenças que ele tem comparado ao modelo brasileiro e o que fez essa unidade leiloada ser tão especial. Prepare-se para uma viagem no tempo pela indústria automobilística, mergulhando nos detalhes dessa preciosidade que fez sucesso nos Estados Unidos.

O Escort XR3 e o Escort GT 1988: Uma Comparação entre Brasil e EUA

Créditos: Motor1

O Ford Escort XR3 é, sem sombra de dúvida, um dos ícones mais legais do Brasil, especialmente lá nos anos 80. Quando ele surgiu, foi um verdadeiro divisor de águas no mercado automotivo, trazendo desempenho e um design que atraía todos os olhares. No começo, o bichano tinha um motor 1.6 CHT de 82,9 cv, mas depois foi promovido para o motor AP1800S 1.8 da Volkswagen, que entregava nada menos que 99 cv. O que elevou essa belezura a outro nível de performance!

Mas, e o Escort nos EUA? Ah, meu amigo, lá ele veio em uma versão adaptada e com um design novidadeiro! O destaque no mercado americano era o Escort GT, que, apesar do mesmo nome, tinha suas diferenças… tanto na aparência quanto na mecânica!

Um Leilão que Atrai Olhares de Colecionadores

Créditos: Motor1

Em janeiro de 2025, um Escort GT 1988 foi a sensação de um leilão nos Estados Unidos, vendendo por uma grana que deixou todo mundo boquiaberto. Esse modelo em questão tinha apenas 28.000 milhas (cerca de 45.000 km) rodados – quase nada para um carro dessa idade! Para você ter uma ideia, veículos com essa quilometragem são como tesouros raros e, claro, têm aquele valor de mercado nas alturas.

O Escort GT leiloado era de 1988, e já trazia as melhorias da versão 1988 ½, cheia de novidades, como para-choques plásticos envolventes, faróis de neblina de série e uma nova grade dianteira com saias laterais que deixavam o carro super moderno e esportivo para a época.

Por dentro, o carro estava bem conservado, com o painel original, bancos de tecido bege e acabamentos caprichados. A carroceria preta do Escort GT foi polida de uma maneira que o deixou um brilho de dar inveja, fazendo ele brilhar ainda mais no leilão.

O Equipamento Tecnológico e o Relógio Digital do Del Rey

Créditos: Motor1

Mas o que realmente encanta nesse Escort GT 1988 é seu relógio digital, bem parecido com o que fazia sucesso no Del Rey. Para quem não sabe, o Del Rey foi um sedã chiquérrimo que estourou no Brasil nos anos 80, trazendo relógios digitais que eram puro luxo! O Escort GT 1988 trouxe essa herança, e esse reloginho digital acaba sendo um dos charmes que conquista os colecionadores.

Além disso, o Escort GT 1988 era recheado de equipamentos que eram o máximo na época, como um radio AM/FM e toca-fitas – indispensáveis para quem queria curtir um som enquanto dirigia. O ar-condicionado e o controle de cruzeiro eram itens de conforto que faziam a diferença, além de bancos traseiros rebatíveis e tapetes de carpete com o logo Escort bordado.

Desempenho e Mecânica do Escort GT 1988

Créditos: Motor1

No quesito mecânica, o Escort GT 1988 vinha com motor CVH 1.9, oferecendo 115 cv e um torque bem legal de 16,59 kgfm, tudo isso ligado a um câmbio manual de 5 marchas. Essa combinação garantia o desempenho que o público esperava, fazendo dele uma ótima opção para quem queria um esportivo com preço amigo.

Comparando com o modelo brasileiro, o Escort XR3 com motor AP1800S também mandava bem na performance, mas o Escort GT 1988 tinha uma leve vantagem, oferecendo mais potência.

E, para a alegria dos futuros proprietários, esse modelo americano foi bem tratado ao longo dos anos. A bomba de combustível foi trocada em 2020, e os freios também passaram por uma renovação. A única coisinha que precisa de atenção é o sensor de temperatura, mas fora isso, a mecânica do carrão está tinindo e prontinha para rodar por muitos quilômetros ainda.

O Valor de Mercado e o Fascínio pelos Clássicos

Créditos: Motor1

Na hora do leilão, o Escort GT 1988 finalmente atingiu um preço que deixou todo mundo boquiaberto. Isso é um sinal claro de como carros clássicos estão se tornando cada vez mais valiosos no mercado. A procura aumentou entre colecionadores e amantes de antiguidades, que estão atrás de verdadeiras pérolas como essa. O Escort GT em particular não é só uma relíquia pela sua história e baixa quilometragem, mas um pedacinho de história automotiva que vale muito. Ele foi vendido por cerca de R$ 70.000.

Esse leilão também mostra o crescente interesse dos americanos por modelos que nem sempre foram vendidos por lá, mas que conquistaram o coração de muitos. Cada vez mais, o mercado de carros clássicos está sólido e modelos como o Escort GT continuam a encantar aqueles que buscam uma ligação com o passado da indústria automobilística.

O Legado do Ford Escort no Brasil

Créditos: Motor1

Embora o Escort GT 1988 tenha sido feito para o mercado americano, não dá para negar que o legado do Ford Escort no Brasil é impressionante. Nos anos 80, o Escort XR3 fez sucesso e conquistou o coração de muitos motoristas. Até hoje, ele é um dos grandes símbolos da Ford e da indústria automotiva brasileira.

Se você é fã de carros clássicos e sonha em ter um pedacinho dessa história, modelos como o Escort XR3 e o Escort GT são a verdadeira chave para reviver essa era e sentir a emoção de dirigir um carro que faz parte de um grande legado automotivo.

Conclusão: O Fascínio pelos Carros Clássicos no Futuro

Créditos: Motor1

O leilão do Ford Escort GT 1988 é uma prova de um fenômeno maior no universo automotivo. Esses carros clássicos não são apenas máquinas; eles são fragmentos da história, símbolos de uma época que ainda toca muito coração por aí. O relógio digital do Del Rey é só um exemplo de como essas pecinhas estão cheias de charme e história.

Se você ama carros antigos e quer entender a evolução da indústria automotiva, esse tipo de leilão é uma porta para o passado, permitindo que você viva um momento que ainda pulsa nas estradas do mundo.

Seja em leilões, ou em coleções particulares, o futuro do mercado de carros clássicos promete promessas cada vez mais interessantes, com modelos como o Escort GT 1988 recebendo cada vez mais atenção e valorização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui