A Renault está com tudo para dar um up no mercado de carros aqui no Brasil! Recentemente, a marca conseguiu que o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) aprovasse a patente de um câmbio ultra moderno chamado Multimode, que vai ser show para os carros híbridos. Este sistema inovador promete eficiência lá em cima e desperdício de energia lá embaixo – um sonho de consumo!
Mas o que é esse câmbio Multimode?
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Diferente daquelas transmissões tradicionais, o Multimode é a nova onda: ele dá tchau para a embreagem convencional e usa atuadores eletrônicos para trocar as marchas na maior tranquilidade. E tem mais: foi pensado para trabalhar junto com um motor elétrico, tornando as mudanças de marcha mais suaves e o desempenho lá em cima!
Na Europa, esse sistema já está fazendo barulho em modelos como o Dacia Duster Hybrid e o SUV Renault Rafale. Agora, com essa patente aqui no Brasil, todos estão na expectativa de ver essa tecnologia brilhando nos próximos híbridos flex da marca!
Como esse sistema funciona?
O câmbio Multimode é um verdadeiro espetáculo! Ele funciona com três atuadores eletrônicos, que fazem a mágica de gerenciar as marchas. O torque do motor a combustão é super bem controlado, o que garante trocas de marcha bem suaves e eficientes. O truque aqui é a embreagem cachorro (dog clutch), que é bem mais leve e eficaz do que os câmbios de dupla embreagem que já conhecemos.
No total, a transmissão da Renault vai ter quatro marchas acopladas ao motor a combustão e duas marchas conectadas ao motor elétrico, formando um total de até 15 combinações possíveis! Isso ajuda na gestão precisa da potência e corta qualquer desperdício de energia. A Renault afirma que o câmbio Multimode é 15% mais eficiente que os câmbios tradicionais, uma baita vantagem!
Quais as vantagens do câmbio Multimode?
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- Maior eficiência energética: Reduz em até 15% o desperdício de energia. Show, né?
- Trocas de marcha super suaves: O controle eletrônico manda super bem para não ter trancos durante a direção.
- Leveza que faz a diferença: O sistema é mais leve do que um câmbio de dupla embreagem, ajudando na eficiência do carro.
- Frenagem regenerativa: Com borboletas no volante, dá para ajustar diferentes níveis de recuperação de energia, assim como os elétricos!
Quando veremos essa maravilha no Brasil?
Ainda não tem confirmação oficial se essa tecnologia vai estar nos próximos lançamentos da Renault por aqui. A marca já está desenvolvendo modelos híbridos flex, mas a tendência é que os primeiros venham com um sistema mais básico, tipo motor TCe turbo e um híbrido leve de 48V, junto de um câmbio automatizado de dupla embreagem.
Dois modelos que estão na mira e podem estrear essa tecnologia entre 2026 e 2027 aqui no Brasil são o SUV Boreal e a picape Niagara, ambos da Renault. Eles devem chegar com uma solução eletrificada mais em conta antes de rolarem para o câmbio Multimode.
Resumo da ópera
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A Renault não está brincando em serviço e aposta firme na eletrificação e em inovações que vão deixar o setor automobilístico mais eficiente. O câmbio Multimode é um marco na jornada para os veículos híbridos e elétricos, trazendo mais eficiência, economia de energia e trocas de marcha tranquilas. Apesar de a chegada dele no Brasil ainda ser uma incógnita, a patente já demonstra que a Renault está armando um futuro mais sustentável e tecnológico para as nossas estradas. Agora, só nos resta esperar e torcer para que essa inovação desembarque por aqui rapidinho!