No mundo das picapes que só crescem e se multiplicam, a galera está de olho em opções que sejam práticas, acessíveis e que sirvam bem tanto no trabalho quanto para um rolê com a família. Se a ideia é carregar ferramentas, fazer uma viagem ou mesmo encarar o dia a dia, as picapes viraram as “todoterrenos” do momento. Uma escolha bacana na pista é a Renault Oroch, que começa a partir de R$ 119.900, um preço bem atraente para quem procura uma picape robusta sem estourar o orçamento.
Olha só, a Renault Oroch, mesmo tendo seu pezinho no antigo Duster, chegou com um gás renovado no universo das picapes emocionantes. Desde seu lançamento em 2015, ela teve uma vida longa sem muitas alterações, mas em 2023 a Renault deu uma geral no modelo: novo visual, cabine modernizada e melhorias na parte mecânica. O modelo mais recente sai com um motor 1.3 TCe que entrega até 170 cv de potência, mas vamos falar um pouco da versão que analisamos aqui, a Iconic 1.6 SCe, que vem com câmbio manual de seis marchas e 120 cv. Essa versão tem o preço de R$ 133.310, sendo a mais cara entre as opções do motor 1.6 flex.
Renault Oroch em Detalhes

Se o seu rolê é a busca por uma picape com cabine dupla que não machuque o bolso, a Oroch está entre os modelos que você precisa considerar. Feita no Brasil, em São José dos Pinhais (PR), a Oroch é uma picape de tamanho maior do que aquelas picapes pequenas que já conhecemos, como a Fiat Strada e a VW Saveiro. A cabine dela é bem espaçosa, garantindo conforto para até cinco passageiros. Além disso, a caçamba dela se destaca com 683 litros de capacidade, maior que os 645 litros da Saveiro e menos que os 844 litros da Strada. Ela também tem uma capacidade de carga de 650 kg, o que é uma mão na roda comparado ao padrão de 600 kg oferecido por outras.
O tamanho da Oroch é outro ponto em destaque. Com seus 4,70 metros de comprimento e 2,83 metros de distância entre-eixos, ela é maior que a Fiat Strada (4,48 metros de comprimento e 2,73 metros entre-eixos), oferecendo mais espaço tanto para quem vai viajar quanto para a carga.
Suspensão e Desempenho: Robustez e Equilíbrio

Um outro ponto forte da Renault Oroch é sua suspensão independente nos dois eixos, que proporciona uma altura mínima de 21,2 cm em relação ao solo. Isso torna a picape uma parceira ideal para enfrentar estradas de terra e mantém o equilíbrio sonoro no trajeto. Comparando com a Fiat Strada e a VW Saveiro, que têm apenas 19,6 cm de vão livre, a Oroch supera, mostrando mais robustez ao volante.
O desempenho da Oroch é bem modesto, mas dá conta do recado para o tipo de veículo. Com o motor 1.6 SCe flex, que libera 118 cv (gasolina) e 120 cv (etanol), e um torque de 16,2 mkgf a 4.000 rpm, o modelo garante uma condução dinâmica e ágil. O câmbio manual de seis marchas tem engajamentos precisos e relações mais curtas, o que torna a condução esportiva e divertida, principalmente na cidade.
Mesmo com tração dianteira, a Oroch entrega um desempenho bem equilibrado, tanto com a caçamba vazia quanto carregada. Pesando 1.339 kg, ela ainda proporciona um consumo de combustível interessante, que é uma mão na roda para quem quer economizar. No Inmetro, a picape da Renault mostra médias de 11,3 km/l (cidade) e 11,6 km/l (estrada) com gasolina, e com etanol o consumo fica em 7,4 km/l na cidade e 8,0 km/l na estrada. Em um trecho de descida de serra, a picape pode até fazer até 12,8 km/l, provando que a Oroch é bem eficiente na energia, mesmo com esse tamanho todo.
Conectividade e Tecnologia: Simples e Funcional

A versão Iconic 1.6 manual da Renault Oroch é para quem curte praticidade na palma da mão. Sem exageros de tecnologia, ela oferece o básico que você precisa para uma experiência de dirigir bacana, sem a complicação de muitos eletrônicos que, na real, são desnecessários. A central multimídia é simples, mas permite conexão sem fio com dispositivos Apple e Android, assim você pode usar apps como o Waze e Spotify sem cabos. A tela é bem posicionada, fácil de visualizar e com um sistema de navegação tranquilo de usar.
Mas, só pra deixar claro, a Oroch deixa a desejar em alguns recursos tecnológicos mais modernos, como a falta de entrada USB tipo C e carregador wireless para o celular, além de não ter câmeras de visão 360° ou alertas de pontos cegos nos retrovisores. Esses itens são esperados por quem busca um veículo mais moderno e cheio de tecnologia. No entanto, pra um modelo de entrada como a Oroch, essas limitações podem ser interpretadas como um custo a se pagar pela acessibilidade.
Além disso, o Oroch Iconic também vem equipado com itens de segurança, como controle de estabilidade e tração, Hill Holder, freios ABS, controle de cruzeiro e airbags frontais, garantindo uma proteção adequada para o motorista e os passageiros, especialmente em trajetos mais desafiadores.
Vale a Pena Comprar um Renault Oroch Manual em 2025?

No mercado de picapes que não para de crescer, a Renault Oroch aparece como uma das opções mais em conta, embora já esteja há um tempinho no mercado. Seu design e suas características mecânicas não são lá muito novos, mas ela ainda dá um baile em competição, especialmente se você considerar seu tamanho e a capacidade de carga, que superam a Fiat Strada e a VW Saveiro.
A Oroch é uma picape que entrega robustez, espaço e um bom desempenho pelo que você vai gastar. Ela é maior que a Strada e a Saveiro, mais em conta que a Chevrolet Montana e a Fiat Toro, além de oferecer uma cabine confortável e uma caçamba de bom tamanho. A versão manual é perfeita pra quem quer uma condução básica, sem aqueles excessos tecnológicos que encarecem a brincadeira. E claro, a confiabilidade mecânica da Oroch mantém a tradição da Renault em oferecer carros inovadores e com bom custo-benefício.

Mas um detalhe que não dá pra ignorar: ao longo de 2025, a Oroch vai dar lugar a um modelo novinho que vai ser baseado no protótipo Renault Niagara e deve aparecer no segundo semestre de 2026. Então, se a sua pegada for investir na Manual Oroch em 2025, fique ligado que, apesar de ser uma picape veterana, seu preço ainda vale a pena, principalmente se o que você procura é economia e praticidade.

Conclusão: Se a sua busca é por uma picape honesta e versátil, que tenha uma caçamba maneira, espaço pra galera e uma condução equilibrada, a Renault Oroch Manual de 2025 é uma escolha que ainda tem muito a oferecer, especialmente pra quem não está afim de tanta tecnologia em modelos tops de linha.