Fiat 147 Furgoneta: A Revolução do Hatch que Virou Furgão – Descubra os Segredos por Trás dessa Transformação!

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Se você é fã de carros, pode dizer que o Fiat 147 é nada menos que um ícone da automobilística brasileira! O primeiro carro da Fiat no Brasil, esse modelo chegou quebrando barreiras com inovações como a tração dianteira e motor transversal, que facilitaram a vida de muita gente ao otimizar o espaço interno. E olha, em 1978, a marca teve a audácia de lançar uma versão que fez sucesso entre os trabalhadores: o Fiat 147 Furgoneta.

Debutando no XI Salão do Automóvel e Autopeças de São Paulo, esse modelo inovador era, basicamente, um hatchback disfarçado de mini furgão, perfeito para empreendedores que precisavam de um carrinho prático e econômico.

A solução que todo trabalhador queria!

Créditos: Reprodução

Com um layout que preservava o estilo do hatch convencional, o Fiat 147 Furgoneta saía com o banco traseiro para dar espaço a um assoalho plano que multiplicava sua capacidade de carga. Em vez dos 352 litros do porta-malas padrão, você tinha um generoso espaço de 1.160 litros para carregar até 420 kg. Para deixar tudo mais robusto, as janelas laterais e traseiras foram trocadas por chapas de aço, dando aquele ar de “estou aqui para trabalhar”!

O motor FIASA 1050 a gasolina trazia uma potência de 57 cv SAE (48 cv ABNT) e 7,9 kgfm de torque. Nas corridas da época, ele fazia de 0 a 100 km/h em 19,47 segundos e chegava a uma velocidade máxima de 136 km/h. E se tem uma coisa que todo mundo ama, é economizar: o consumo dele era de 10,2 km/l na cidade e até 15,8 km/l na estrada.

As novidades e a versão a etanol

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Em 1979, o Fiat 147 fez história novamente ao se tornar o primeiro carro a etanol do planeta. O novo motor FIASA 1300 a álcool entregava 62 cv de potência e 11,53 kgfm de torque, com uma capacidade de aceleração que cortava de 0 a 100 km/h em 18 segundos e atingia uma velocidade máxima de 139 km/h. E claro, a versão etanol chegou também na versão Furgoneta, ajudando a galera a economizar no dia a dia.

A Fiat apostou pesado no 147 Furgoneta, lançando um programa de assistência técnica que mandava 30 unidades do modelo percorrendo o Brasil, treinando mecânicos e dando uma força aos clientes. Essa jogada foi essencial para conquistar a confiança do povo, numa época em que a marca ainda estava começando sua trajetória no Brasil.

O legado do Furgoneta

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O Fiat 147 Furgoneta rapidamente virou o queridinho entre empresas de telefonia, fornecimento elétrico, serviços públicos e empreendedores. Ele se destacou por ser econômico, rápido e super fácil de cuidar. Em 1981, ganhou um novo visual com a frente “Europa”, mas sem perder sua essência de veículo de trabalho.

Mesmo com a chegada do Fiat Fiorino em 1981, que tinha um espaço de carga ainda maior, o 147 Furgoneta não se deixou abalar e continuou firme até 1987, quando fez o seu último rodar, sendo substituído pelo Uno Furgão. No total, foram 12.719 unidades fabricadas, e algumas dessas relíquias são tão bem cuidadas que são verdadeiros tesouros para colecionadores hoje em dia.

Um adeus e um legado

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O Fiat 147 Furgoneta foi um divisor de águas, o primeiro hatch transformado em furgão a despontar no Brasil. Ele trouxe uma ideia nova em um mercado que carecia de veículos de carga compactos e ajudou a Fiat a se firmar como uma concorrente de peso. Hoje, localizar um 147 Furgoneta em bom estado é como encontrar um tesouro, uma verdadeira relíquia para os amantes dos clássicos!

Se você é entusiasta de carros clássicos ou apenas quer dar uma espiada na história do automobilismo brasileiro, fique ligado no nosso blog para mais novidades!

Créditos: Reprodução
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