Se você é do time que ama carros clássicos e adora achar modelos únicos e cheios de histórias, com certeza já ouviu falar do Ford Corcel Bino 1969. Ele está à venda por R$ 149.900 em um grupo de carros clássicos no Facebook. Esse modelo é um verdadeiro sonho para os amantes de vintage, com várias características que o tornam um ícone. Mas o que torna esse Corcel Bino tão especial, sendo que existem outros Corcéis em ótimo estado que custam entre R$ 25 mil e R$ 40 mil? Vamos dar uma olhada na história e nas particularidades deste modelo.
Como Surgiu o Ford Corcel Bino

A história do Corcel Bino começou lá em 1968, quando esse modelo foi lançado como uma versão mais esportiva do queridinho Ford Corcel. Mas calma, porque o Bino não era exatamente uma criação oficial da Ford; na verdade, foi um feito do Luiz Antônio Grecco, um preparador de mão cheia e ex-membro da Equipe Willys. Ele tinha uma concessionária chamada Bino-Samdaco Automóveis, em São Paulo, e foi ele quem teve a ideia de dar um upgrade no Corcel, fazendo o famoso “Bino”.
E o que o kit Bino trouxe de novo? Não foi só uma carinha diferente, não! Ele também adicionou itens de performance que deixaram o Corcel muito mais ágil e dinâmico. O sucesso foi tão grande que a própria Ford acabou homologando o modelo, permitindo que os carros equipados com o kit fossem vendidos nas concessionárias, com a garantia da marca original.
Mais Potência e Estilo Único

Quando você olha para o Ford Corcel Bino 1969, a primeira coisa que salta aos olhos é o seu aumento significativo de potência em comparação com o Corcel normal. O motor 1.3 original foi trocado por um motor 1.5, com dupla carburação, camisas, pistões e anéis de diâmetro maior, além de um novo comando de válvulas. E para dar conta do aumento da performance, o carro ainda ganhou um cárter maior, um radiador de óleo e um escapamento esportivo Kadron.
Com essa potência, o Corcel Bino conseguia atingir graciosos 144 km/h, um feito e tanto para a época! Em testes feitos pela Revista Auto Esporte em 1969, o modelo chegava a 100 km/h em apenas 16 segundos. Números que colocam o Corcel Bino entre os carros mais rápidos do seu tempo, com toda a razão.
A parte estética também tinha suas surpresas. O Corcel Bino exibia faixas laterais, um capô com entradas de ar falsas e rodas de magnésio, que vinham em três acabamentos diferentes. As rodas eram equipadas com pneus Pirelli Cinturato 165×13, que davam aquele toque especial na performance.
Detalhes como emblemas exclusivos, um painel de instrumentos completo e um volante esportivo com o emblema Bino também contribuíam para a aparência esportiva do carro. E para os que queriam um charme extra, o modelo oferecia também consoles de piso e teto, mas esses itens não estavam no exemplar de 1969 à venda por R$ 149.900.
Customização Personalizada

A maior sacada do kit Bino era a personalização sob medida. A Concessionária Bino-Samdaco dava a opção de comprar o Corcel Bino já montado, com todas as melhorias, ou adquirir apenas o kit completo para adicionar ao modelo original. Também havia a possibilidade de comprar os itens separados para deixar o carro do jeito que o cliente quisesse! Uma verdadeira liberdade de escolha!
Essa personalização não saía de graça, com o kit custando até 50% do valor de um Corcel novo. Em 1968, um Ford Corcel básico custava cerca de R$ 5.000, portanto, era esperado que o kit Bino adicionasse mais R$ 2.500 ao preço final. Para muitos, esse investimento extra valia a pena pela exclusividade e desempenho que o modelo oferecia.
De Sedan a Coupê: A Evolução do Corcel Bino

Um detalhe curioso é que, inicialmente, o Corcel Bino só era oferecido na versão sedan de 4 portas. Isso porque, no final dos anos 60, o gosto do brasileiro ainda estava mais voltado para carros de duas portas, que eram vistos com outros olhos e mais valorizados, enquanto os sedãs eram frequentemente associados a táxis.
Mas em 1969, já no segundo semestre, a Ford lançou a versão coupê de duas portas do Corcel. Aí sim, essa versão começou a ganhar destaque, especialmente porque a proposta esportiva combinava perfeitamente com o design mais arrojado do coupê. O resultado? Sedãs de 4 portas com o kit Bino se tornaram raridade, tornando o exemplar de 1969 à venda por R$ 149.900 uma verdadeira joia.
De acordo com o vendedor, esse Ford Corcel Bino 1969 é o único remanescente da versão sedan de 4 portas, o que o torna ainda mais cobiçado por colecionadores e amantes de carros clássicos. Não sabemos se isso é 100% verdade, mas é fato que encontra-los em estado original e impecável é missão quase impossível!
A Breve História do Corcel Bino

O Ford Corcel Bino teve um tempo de vida curto. Produzido até meados de 1972, o modelo foi perdendo popularidade após a chegada do Corcel GT XP, que tinha um motor 1.4 bem mais potente. Isso fez com que o apelo da versão Bino diminuísse, já que os compradores começaram a se interessar pela versão GT XP, oferecendo desempenho semelhante mas com a garantia de ser um carro oficialmente da Ford.
Mas mesmo com sua breve produção, o Corcel Bino é lembrado até hoje como uma das versões mais interessantes do modelo Corcel. Para os entusiastas de carros clássicos, o modelo Bino se tornou um verdadeiro tesouro, especialmente as unidades originais e bem conservadas, como o sedan de 4 portas de 1969.
Compensa Pagar R$ 149.900 no Ford Corcel Bino 1969?

E agora, fica a grande questão: vale mesmo a pena desembolsar R$ 149.900 por esse Ford Corcel Bino 1969? Para responder a isso, é preciso considerar o valor histórico, a exclusividade e o potencial de valorização desse modelo no mercado de clássicos. Além disso, o estado de conservação e a originalidade dos componentes também contam muito na hora de avaliar o preço.
É claro que, se você está buscando um carro para o dia a dia, esse modelo pode não ser a escolha mais prática. Mas para colecionadores e amantes de carros clássicos, o Ford Corcel Bino 1969 é uma relíquia que pode se valorizar ainda mais na sua coleção.
Então, a resposta é sim: se você adora clássicos e está disposto a investir em uma peça rara e cheia de histórias, o Ford Corcel Bino 1969 vale o que pedem, R$ 149.900. É uma oportunidade incrível para ter uma verdadeira joia do automobilismo nacional, repleta de desempenho, estilo e exclusividade.