Corcel Bino: O Estranho Casamento Entre Ford e Renault que Você Precisa Conhecer!

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O Corcel Bino é um verdadeiro show da história automobilística brasileira! Imagine só a combinação do design clássico da Ford com a tecnologia da Renault. O resultado? Uma experiência de dirigir única e um desempenho de fazer qualquer esportivo da época ficar com inveja. Para entender a grandeza desse modelo, bora dar uma viagem no tempo até os anos 60, quando o automobilismo no Brasil estava pegando fogo!

Um Pouco de História

Créditos: Reprodução

Em 1967, a indústria automobilística brasileira estava em um verdadeiro frenesi, e o Corcel apareceu na hora certa. E quem foi o responsável por um pedaço dessa história? O incrível Christian Heins, também conhecido como Bino. Natural de São Paulo, ele nasceu em 1935 e logo se destacou como piloto, ganhando a admiração de todos com sua coragem e talento nas pistas.

Bino teve a chance de fazer história pilotando diversos carrões, incluindo o lendário Dauphine Gordini 1093 e o Interlagos. Contudo, seu legado ficou mais forte nas competições de longa duração, como as 24 Horas de Le Mans, onde, infelizmente, ele perdeu a vida em um acidente trágico em 1963. Mas o nome dele ecoou por muito tempo no Brasil, especialmente com o surgimento do Bino Mark I, um protótipo criado pela equipe Willys.

O Surgimento do Corcel Bino

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Depois de alguns sucessos com os protótipos de corrida, a equipe Willys decidiu que estava na hora de criar um modelo de rua inspirado no Corcel. O carro já estava bombando nas ruas, mas faltava aquela pegada esportiva. O Ford Corcel foi lançado em 1968 como um sedã compacto, mas, convenhamos, não arrasava no desempenho se comparado a gigantes como o Porsche 911 ou o Alfa Romeo GTA. É aí que a ideia do Corcel Bino entra em cena!

A Bino-Samdaco, a galera responsável por preparar os carros, sacou que o motor da Renault poderia dar aquele “up” que o Corcel precisava. O motor Sierra, também chamado de Cléon-Fonte, é uma adaptação do motor do Renault 12, elevando o Corcel Bino a um novo nível de esportividade. O motor original de 1.300 cm³ foi substituído por um de 1.440 cm³, gerando cerca de 125 cavalos – o que foi um verdadeiro estouro!

Visual e Desempenho

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Visualmente falando, o Corcel Bino era de tirar o fôlego! A principal marca registrada era a tomada de ar falsa pintada de preto fosco no capô, que já chamava atenção de longe. Suas rodas de magnésio eram largas e tinham três desenhos diferentes que combinavam com pneus Pirelli Cinturato ou Maggion, proporcionando uma estabilidade de dar inveja. Os faróis auxiliares e as lanternas com design exclusivo completavam o look arrojado.

O que realmente fazia sucesso, porém, era o motor. Além de maior cilindrada, o Corcel Bino foi equipado com novos pistões e um coletor de admissão preparado para receber dois carburadores Solex 32. Isso tudo fez do carro um verdadeiro foguete! Para um toque mais esportivo, a tampa de válvulas e o cárter feitos de magnésio eram um baita diferencial, garantindo um desempenho incrível e um visual moderno.

Com essas modificações, o Corcel Bino era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 15,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de cerca de 146 km/h. Impressionante, né? Para um carro brasileiro de 1970, isso era de tirar o chapéu, especialmente quando o comparamos com os carros populares da época, tipo o Chevrolet Opala ou o VW Fusca.

Conforto e Controle na Direção

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Por dentro, o Corcel Bino não ficava para trás! O painel de instrumentos foi todo repaginado para um visual mais esportivo e dinâmico. O velocímetro ia até 200 km/h, enquanto o conta-giros marcava até 8.000 rpm, garantindo que o motorista tivesse todas as informações para tirar o máximo do carro. Detalhes como termômetro de água e óleo, manômetro de pressão e marcador de combustível mostravam que o Corcel Bino era pensado para quem leva a direção a sério.

O volante esportivo também ajudava, permitindo que o motorista tivesse o controle total, seja nas curvas fechadas ou naquelas retas onde a aceleração era o objetivo!

Prepare-se para a Aceleração!

Até 1972, a Bino-Samdaco não parou de inovar e ofereceu várias modificações e peças especiais para o Corcel. Com peças como comandos de válvulas, cabeçotes preparados e carburadores Weber, o Corcel Bino podia chegar até 120 cavalos de potência e uma velocidade impressionante de 185 km/h – algo de outro mundo para um carro nacional!

Além da versão sedã, o Corcel Bino também apareceu na versão cupê, que era ainda mais poderosa e chamativa. As preparações em kit permitiram que proprietários de diferentes modelos da linha Corcel desse aquela personalizada com os toques da Bino-Samdaco. O comando de válvulas Iskenderian (direto dos EUA), o coletor de admissão modificado e um aumento na taxa de compressão eram apenas algumas das melhorias disponíveis para quem queria transformar o Corcel em uma verdadeira máquina!

O Legado do Corcel Bino

Créditos: Reprodução

O Corcel Bino não fez só bonito em desempenho, mas também se destacou por sua exclusividade e o impacto que causou na indústria automobilística brasileira. Ele foi um dos primeiros esportivos nacionais a oferecer uma experiência de condução diferenciada. Enquanto a maioria dos carros da época tinha motores menores e menos potentes, o Corcel Bino estava bem à frente!

Embora tenha sido produzido em números bem limitados, a história do Corcel Bino permanece viva. Os modelos restaurados são verdadeiros tesouros do automobilismo brasileiro e são super valorizados em eventos de carros antigos. E se você é fã de história, o Corcel Bino é um ícone do Brasil nos anos 60 e 70, em uma época cheia de transformações no setor automotivo.

Hora da Conclusão

Créditos: Reprodução

O Corcel Bino é o exemplo perfeito de como a indústria automobilística brasileira conseguiu misturar tecnologia internacional com talento local para criar algo realmente único. Ao juntar um motor Renault com o design da Ford, o Corcel Bino não só ficou mais rápido e potente, como também se tornou um verdadeiro marco na história do Brasil. E mesmo com o passar dos anos, ele continua a brilhar como um dos grandes símbolos da nossa indústria automotiva.

Se você curte carros antigos, prepare-se para se apaixonar pelo Corcel Bino. Com características que são pura exclusividade e um desempenho que na época foi um verdadeiro divisor de águas, este modelo continua a ser uma referência de estilo e inovação para todos os apaixonados por automóveis.

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