Volkswagen Gol Sofre Mudança Radical

0
34

Se você curte carros e adora um estilo ousado, é bem provável que já tenha ouvido falar do Gol Badass. Esse projeto é um verdadeiro clássico quando se fala em modificações automotivas, especialmente no Brasil. O Volkswagen Gol – um ícone nacional – passou por uma transformação que deixou muita gente babando, enquanto outros ficaram um tanto chocados com o resultado. E em 2025, o Gol Badass se tornou um marco das modificações mais radicais e polêmicas que o Brasil já viu.

A mudança no Gol foi intensa: ganhou rodas de 18 polegadas, passou a ter tração traseira e um visual super ousado! É um exemplo perfeito de como a AmoritzGT, sob a batuta de Fernando Morita, não tem medo de dar novos rumos à criatividade e ao design automotivo. O resultado final é mais do que um carro modificado; é uma verdadeira obra de arte sobre rodas, que faturou o prêmio de Melhor Rat no BGT 2015 e continua a ser uma referência super comentada entre os amantes dos carros personalizados.

Mas o que faz esse projeto ser tão especial? E por que ele causa tanto rebuliço por onde passa? Vamos dar uma olhada na história do Gol Badass, desde suas primeiras rabiscos até as polêmicas que cercaram sua transformação.

O Começo do Gol Badass: A Inspiração e os Primeiros Desenhos

O projeto do Gol Badass começou de maneira bem discreta. Em 2014, Fernando Morita, o designer por trás da AmoritzGT, teve a ideia de criar uma versão radical do Gol. Ele se inspirou em uma tendência que estava bombando lá fora: as carrocerias alargadas, como as que marcas como Liberty Walk e Rocket Bunny fazem. Foi assim que Morita resolveu aplicar esse estilo em um clássico brasileiro, o Gol quadrado, que, segundo ele, já era um ícone e merecia uma transformação fora da caixa.

Mas a ideia não saiu do papel de imediato. Os primeiros esboços ficaram guardados por um tempo, porque o estúdio estava atolado em outras tarefas. Só em junho de 2015 a galera da AmoritzGT decidiu pegar o projeto com tudo e levar o Gol para o BGT, um evento importante no universo das personalizações automotivas. Inicialmente, a meta era arrumar um cliente, mas logo a equipe percebeu que seria mais divertido criar um carro exclusivo para eles, dando liberdade total para a criatividade e o investimento.

Modificações Mecânicas: Tração Dianteira para Traseira

Foto: João Mantovani

Para trazer o Gol Badass à vida, a AmoritzGT teve que fazer mudanças profundas na mecânica. O primeiro passo? Mudar a tração de dianteira para traseira – um dos pontos mais audaciosos e debatidos do projeto.

O motor do Gol veio de um buggy, com a transmissão e eixo traseiro adaptados para o novo layout. O motor boxer 1.8 recebeu dois carburadores Weber 40, ajustados para dar um gás extra na performance. A parte mecânica ficou nas mãos do Clóvis Augusto de Souza, da AmoritzGT, que se encarregou de garantir que tudo funcionasse perfeitamente.

Além disso, as suspensões foram modificadas para dar espaço às rodas de 18 polegadas, que são um dos grandes destaques do projeto. Eles usaram rodas da BMW e BBS, que ganharam um toque especial com calotas no estilo turbofan, feitas sob medida para realçar ainda mais o visual ousado do carro.

Criar essa obra-prima levou vários meses, com direito a reforços estruturais no assoalho para suportar todas as mudanças feitas no Gol. Todo esse trampo levou cerca de cinco meses e, no final, o Gol Badass surgiu não só com um visual impactante, mas também com um desempenho e comportamento dinâmico super superiores.

O Visual Radical: Alargamento e Pintura

Foto: João Mantovani

Mas não para por aí! O visual do Gol Badass foi completamente remodelado pra exalar agressividade e exclusividade. Os para-lamas foram alargados pra dar espaço às rodas de 18 polegadas, conferindo uma silhueta imponente que grita “sai da frente!”.

Na hora da pintura, a escolha foi por um preto fosco, que contribui para o visual “bad boy” do carro. Fernando Morita optou por um acabamento sujo, usando uma técnica especial onde a carroceria era pintada e, depois, uma camada de sujeira era aplicada, dando aquele aspecto de desgaste. Depois, foi tudo envernizado para garantir que a aparência ficasse durável e visualmente impactante.

Essa pintura não é só um truque visual, não! Ela também traz uma vantagem financeira. O efeito “sujo” deu ao Gol Badass um toque rústico e cru, sem precisar estourar o orçamento em acabamentos. O resultado final é propositalmente despojado, mostrando que a ideia não era fazer o carro mais caro, e sim um veículo cheio de impacto e atitude.

Interior Cru: Sem Frescuras

Foto: João Mantovani

Dentro do carro, o Gol Badass seguiu a mesma linha de ousadia. O interior foi deixado praticamente cru, com as entranhas do carro à mostra. Não tem frescura de corte-fogo ou acabamentos refinados – dá pra ver o que realmente é.

O volante com uma caveira, as manoplas e as maçanetas internas são peças de reposição garimpadas nas prateleiras da oficina. Os bancos têm a mesma pegada “sem frescuras”, com uma construção simples e funcional. Feitos de fibra de vidro, eles lembram os bancos de corrida da Porsche, revestidos com couro reaproveitado. Esse interior minimalista reforça a ideia radical do projeto e adiciona mais polêmica ao Gol Badass.

Impacto e Polêmica: Reações no Mundo Automotivo

Quando o Gol Badass foi apresentado no BGT 2015, as reações foram super intensas! Muitos, especialmente os amantes de personalizações, adoraram a ousadia e inovação do projeto. O carro foi visto como uma verdadeira obra de arte sobre rodas, quebrando tabus e desafiando convenções do que um carro “deve” ser.

Por outro lado, alguns puristas e admiradores de carros originais ficaram bem chateados. Para eles, a transformação foi radical demais e o Gol perdeu seu charme de clássico, se tornando algo quase irreconhecível. Mas como diz Fernando Morita, essas críticas são parte do jogo da inovação. “Quem está na frente, muitas vezes, leva bordoadas, mas é assim que se cria algo novo”, declarou.

Hoje, em 2025, o Gol Badass ainda está no centro das conversas no Brasil, e a AmoritzGT segue firme na sua jornada de personalização. Se você curtiu esse projeto, saiba que ainda dá pra encomendar alguns dos componentes exclusivos do Gol e também carros totalmente personalizados. A AmoritzGT tá pronta pra criar o carro dos seus sonhos exatamente como você imagina.

Conclusão: Um Ícone na Personalização Automotiva

O Gol Badass não é só um carro modificado; ele é uma verdadeira declaração de estilo, coragem e criatividade no mundo automotivo. A ousadia de Fernando Morita e da AmoritzGT em transformar um ícone nacional como o Gol em um carro radical e único merece aplausos! O Gol Badass representa a vanguarda da personalização automotiva e prova que no universo dos carros, as únicas regras que importam são a paixão e a coragem de ousar e criar algo realmente impactante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui