Galera, vamos falar do Omega 2009! Esse sedan da Chevrolet é um verdadeiro clássico moderno que ainda faz o coração bater mais forte por onde passa. Com seu motor V6 super eficiente, ele se tornou um dos queridinhos do mercado de usados e, quando bem conservado, vira até item de coleção. Olha a beleza dele! 👇
Preço
Agora, sobre o preço: um Omega 2009 pode variar bastante. De acordo com a Tabela FIPE, ele gira em torno de R$ 49.307,00. Mas, se você encontrar uma raridade, quase um “carro de museu”, o preço pode disparar! O modelo que usamos como referência, por exemplo, foi vendido por R$ 135 mil pela sua conservação impecável e baixa quilometragem.
Curiosidades
Sabia que o Omega 2009 é a terceira geração desse modelão? Ele chegava diretamente da Oceania e, apesar de ser uma obra-prima, não tinha o mesmo apelo comercial que os modelos dos anos 90. No Brasil, virou símbolo de luxo e sempre foi o carro de eleição de executivos que curtem sofisticação.
O que impressiona mesmo nesse modelo mais recente é como ele se comporta na estrada. A suspensão independente nas quatro rodas é um verdadeiro show à parte, garantindo aquele conforto e dirigibilidade de dar inveja!
A versão CD 3.6 V6 2009 foi quase a última a dar as caras por aqui antes do Omega sair de linha, o que a torna ainda mais rara e valorizada.
Ficha Técnica Completa
Desempenho
- Aceleração (0-100 km/h): 8,1 s
- Velocidade máxima: 229 km/h
Transmissão
- Acoplamento: Conversor de torque
- Câmbio: Automático
- Código do câmbio: 5L40
- Número de marchas: 5
- Tração: Traseira
Motor
- Alimentação: Injeção multiponto
- Aspiração: Natural
- Cilindrada: 3.565 cm³
- Configuração dos cilindros: V6
- Código do motor: Alloytec LY7
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote, corrente
- Curso do pistão: 85,6 mm
- Diâmetro do cilindro: 94 mm
- Disposição: Longitudinal
- Instalação: Dianteiro
- Peso/potência: 7,0 kg/cv
- Peso/torque: 49,6 kg/kgfm
- Potência específica: 71,2 cv/litro
- Potência máxima: 254 cv a 6.000 rpm
- Razão de compressão: 10,2:1
- Rotação máxima: 6.700 rpm
- Torque específico: 10,0 kgfm/litro
- Torque máximo: 35,7 kgfm a 2.600 rpm
- Válvulas por cilindro: 4
Dimensões
- Altura: 1.476 mm
- Bitola dianteira: 1.602 mm
- Bitola traseira: 1.618 mm
- Carga útil: 408 kg
- Comprimento: 4.894 mm
- Distância entre-eixos: 2.915 mm
- Largura: 1.899 mm
- Peso: 1.770 kg
- Capacidade do porta-malas: 496 litros
- Capacidade do tanque de combustível: 73 litros
- Vão livre do solo: 100 mm
Pneus
- Medida dos pneus dianteiros: 225/55 R17
- Medida dos pneus traseiros: 225/55 R17
- Altura do flanco: 124 mm
Aerodinâmica
- Área frontal (A): 2,38 m²
- Área frontal corrigida: 0,759 m²
- Coeficiente de arrasto (Cx): 0,319
Direção
- Assistência: Hidráulica
- Diâmetro mínimo de giro: 11,4 m
Suspensão
- Dianteira: Independente, McPherson, mola helicoidal
- Traseira: Independente, multibraço, mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Discos ventilados
- Traseiros: Discos ventilados
Autonomia
- Rodoviária (gasolina): 840 km
- Urbana (gasolina): 540 km
Consumo
- Rodoviário (gasolina): 11,5 km/l
- Urbano (gasolina): 7,4 km/l
Então, com tantos atributos incríveis, o Omega 2009 é um verdadeiro símbolo de luxo e desempenho no mundo dos sedãs! Hoje, ele continua a ser o sonho de consumo de quem busca conforto, potência e um toque de exclusividade. Seja pela performance ou pelo status de clássico moderno, o Omega ainda faz muitos admiradores suspirarem no mercado de usados.