Volkswagen Fusca versus Rolls-Royce: Qual é o Melhor? – Garagem Master

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Se tem um carro que conquista pessoas do mundo todo, esse é o Volkswagen Fusca. Produzido entre 1938 e 2003, ele é o queridinho por ser resistente, prático e baratinho. Agora, do outro lado da moeda, temos o Rolls-Royce, que é sinônimo de luxo extremo e, convenhamos, bem distante da ideia de “acessível”. Então, já pensou em fazer um Fusca virar um “Rolls-Royce”? Parece meio doido, né?

A ideia de transformar o adorável Fusca em um mini Rolls não é nova, não! Nos anos 60, lá nos Estados Unidos, já rolavam uns kits de modificação que permitiam que os donos dos Fuscas desfilassem com algo que lembrasse o icônico Phantom VI, fabricado entre 1968 e 1990. E olha só, um exemplo dessa transformação tá à venda no Facebook Marketplace da Itália, um modelo de 1972 e com apenas 50 mil km rodados.

Qual é o preço dessa curiosidade?

Reprodução/Lafirenze Michele/Facebook

Se você acha que esse Fusca Phantom é uma barganha, tem uma parte da razão. Ele tá custando 9.500 euros, o que dá aproximadamente R$ 51.292 com a cotação de hoje. Para você ter uma ideia, isso é R$ 2.105 a menos do que um Fiat Topolino, um quadriciclo elétrico que deve dar as caras no Brasil na versão do Citroën Ami.

Embora seja mais em conta do que um Rolls-Royce verdadeiro, esse Fusca modificado é, sem dúvida, uma peça de colecionador, e não apenas um carro pra ser usado no dia a dia.

O que muda no visual do Fusca?

Reprodução/Lafirenze Michele/Facebook

A brincadeira de transformar o Fusca em “Rolls-Royce” vai muito além de uma pinturinha. Os faróis simples foram trocados por um conjunto duplo, estilo Volkswagen TL. Mas a mudança mais radical tá no capô, que deixou de lado aquele formato arredondado que todo mundo conhece pra ganhar linhas quadradas. Para dar aquele charme luxuoso, o modelo ainda ganhou o famoso “Spirit of Ecstasy” na ponta do capô, uma marca registrada dos Rolls-Royce de verdade.

A pintura em dois tons também não é por acaso e dá aquele toque de sofisticação. O teto ficou com uma textura que imita a capota conversível dos Rolls-Royce, e as laterais receberam detalhes que parecem madeira, bem ao estilo dos luxuosos carros britânicos.

Os kits de “The Elegant Beetle”

Reprodução/Lafirenze Michele/Facebook

Nos EUA, os kits para transformar Fuscas em “Rolls-Royce” eram conhecidos como “The Elegant Beetle”. A popularidade foi tanto nos anos 70 que a empresa A&A Fiberglass, que fabricava esses kits, acabou sendo processada pela própria Rolls-Royce em 1976. E adivinha? A marca britânica ganhou a briga judicial, garantindo sua fama de exclusividade.

Mesmo assim, a A&A Fiberglass atraiu uma galera apaixonada. Os kits permitiam que quem tinha um Fusca pudesse ter um carro que, no olhar apressado, parecia um Rolls-Royce — tudo isso sem precisar abrir a carteira até quebrar.

O Fusca Rolls-Royce no Brasil

Reprodução

Essa onda de Fuscas “repaginados” também chegou ao Brasil. Nos anos 60 e 70, alguns brasileiros abraçaram a ideia com fervor. Porém, por aqui as modificações eram mais discretas, com foco principalmente na troca do capô. Mesmo assim, ter um carro com “a cara de Rolls-Royce” era uma forma de mostrar o charme eterno do Fusca, além de um jeito de ter um pouco mais de sofisticação.

Por que o Fusca é tão famoso para transformações?

O Fusca é famoso pela sua simplicidade mecânica e design versátil, o que o torna um dos carros mais modificados de todos os tempos. Desde transformações para competição off-road até versões inspiradas em carros de luxo, o Fusca sempre foi um coringa para projetos malucos. E o melhor de tudo: o baixo custo de manutenção faz dele uma opção atrativa para quem curte mexer nos próprios veículos sem gastar muito.

Vale a pena comprar?

Se você é um aficionado por carros clássicos ou simplesmente adora peças excêntricas, esse Fusca Rolls-Royce pode ser uma valiosa adição à sua coleção. Mas fique esperto: apesar da aparência inusitada, ele continua sendo um Fusca, com motor traseiro refrigerado a ar, desempenho modesto e um interior bastante simples.

Como investimento, este carro pode ser uma aposta arriscada, pois o mercado para veículos modificados é bem nicho. Contudo, se seu objetivo é ser o centro das atenções em encontros de carros ou nas redes sociais, esse Fusca vai entregar com louvor.

Conclusão

O Fusca transformado em Rolls-Royce é mais do que um carro maluco: é a prova viva da criatividade humana e como um clássico como o Volkswagen Fusca se adapta às ideias dos apaixonados por carros. Em 2025, com a tecnologia e o design automotivo evoluindo a passos largos, olhar para essas transformações é como fazer uma viagem ao tempo em que os carros eram formas de expressão pessoal.

Se você está afim de entrar nessa curiosa viagem pela história automotiva, prepare-se para desembolsar cerca de R$ 51.292 e apareça com um carro que mistura dois mundos opostos: a simplicidade do Fusca e o luxo do Rolls-Royce. Afinal, no universo dos automóveis, até o que parece impossível pode se tornar realidade com uma pitada de criatividade!

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