Primeiros Protótipos do VW Gol, Voyage e Parati São Revelados

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Se você é do tipo que vibra com carros e curte a história da indústria automotiva brasileira, segura essa viagem no tempo! Imagens raras de 1978 mostram uns detalhes incríveis de como poderiam ter sido os primeiros Volkswagen Gol, Parati e Voyage, esses carros que marcaram uma geração inteira. Essas fotos, que foram divulgadas pelo Car Design Archives no Instagram, mostram protótipos em tamanho real enviados para a sede da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, mais de dois anos antes do Gol entrar oficialmente na pista. Vamos explorar essa história de maneira bem descontraída e ver como esses carros chegaram até nós!

O Contexto do Projeto BX

Créditos: Reprodução

Em 1978, a Volkswagen já estava dando forma ao Projeto BX, que seria a base para o famoso Gol e seus “irmãos” de asfalto. Os protótipos que você vê nas fotos foram desenhados por uma equipe liderada pelo incrível Márcio Piancastelli, que já tinha na bagagem projetos como a Brasília e os radicalmente estilosos SP1 e SP2. Ele era uma lenda do design automotivo e ficou ainda mais famoso com esses modelos icônicos.

Essas imagens não só mostram como os carros estavam evoluindo visualmente, mas também ressaltam a atenção meticulosa da Volkswagen aos detalhes ao criar uma nova família de carros compactos. Cada um dos três protótipos tinha uma abordagem diferente na frente, mostrando que o estilo estava em debate e aprimoramento.

As Diferenças nas Dianteiras

VW Gol

O protótipo do Gol tinha faróis redondos e setas no para-choque, imagem bem parecida com a do Passat brasileiro e do Polo europeu que tinha acabado de chegar por aqui. Essa escolha estava lá pra criar uma identidade visual entre os modelos, mas acabou sendo deixada de lado na versão final.

VW Voyage

O Voyage já saía na frente com seus faróis duplos, inspirados no Passat TS da época, e um detalhe curioso: as setas estavam integradas ao conjunto ótico. Mas adivinha? Essa configuração não foi pra linha de produção e acabaram optando por faróis quadrados e setas laterais.

VW Parati

A Parati decidiu ser mais ousada, com faróis quadrados e as setas logo abaixo. A grade tinha aletas verticais, mas essa ideia também não encontrou lugar no modelo definitivo. Esse protótipo era um gostinho do que viria na década seguinte para a Volkswagen.

Mudanças na Traseira

Enquanto a frente dos protótipos ainda passava por mudanças, a parte de trás também tinha suas diferenças notáveis:

  • O Gol não tinha nicho para a placa e apresentava lanternas menores. No modelo final, eles decidiram ter o nicho e lanternas que se destacavam, seguindo o que era tendência.
  • Para o Voyage, o design já estava quase pronto. A continuidade do friso lateral sobre as lanternas foi mantida, assim como o posicionamento das setas.
  • Por outro lado, a Parati teve mudanças mais drásticas. O protótipo tinha uma traseira mais vertical, mas no modelo que foi lançado em 1982, eles ajustaram essas características para deixar o carro mais estiloso e funcional.

O Motor e o Desempenho

Quando finalmente entraram em cena, a motorização foi um ponto a se destacar. O Voyage e a Parati chegaram cheios de potência com um motor 1.5 refrigerado a água, o mesmo que equipava o Passat, capaz de entregar 78 cv. O Gol e a Saveiro começaram com o motor refrigerado a ar, herdado de modelos antigos, o que os deixou mais devagar, mas também mais acessíveis.

Pra você ter uma ideia, em 2025, motores 1.5 e semelhantes já estão considerados um pouco ultrapassados para compacts. Mas naquela época, representavam tecnologia de ponta e um desempenho top para os padrões daquele tempo!

A Importância dos Protótipos

Os protótipos de 1978 mostram quão focada a Volkswagen estava em fazer carros que equilibrassem funcionalidade, custo e beleza. Cada detalhe foi pensado pra atender ao mercado brasileiro, enquanto se mantinha a identidade global da marca.

É super interessante notar como o design teve seu próprio caminho durante os anos de desenvolvimento. A lateral do Gol, por exemplo, já estava bem encaminhada em 1978, mas as frentes e traseiras sofreram muitas mudanças até chegar no visual que todos conhecemos.

Um Legado Que Perdura

Passados mais de 45 anos, o VW Gol, o Voyage e a Parati seguem marcados na memória da história automotiva do Brasil. Esses modelos não apenas ajudaram a Volkswagen a se firmar por aqui, mas também abriram caminho para o que muitos carros compactos são hoje.

As fotos dos protótipos divulgadas em 2025 nos trazem uma oportunidade única de ver como as ideias iniciais evoluíram até se transformarem nesses ícones. Além disso, nos fazem refletir sobre como as decisões de design moldam a indústria até hoje!

Conclusão

Olhar pra esses protótipos históricos é um jeito de perceber como a engenharia e o design automotivo precisam de visão e criatividade. Os primeiros conceitos do Gol, Voyage e Parati mostram que mesmo as ideias mais bacanas podem ser melhoradas para se encaixar ao que o mercado espera.

Se você é apaixonado por carros clássicos ou adora saber como os grandes sucessos são moldados, essa história é uma daquelas que merece ser revisitadas. Afinal, o que seria do futuro sem uma boa dose de nostalgia?

Créditos: Reprodução
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