Ah, os anos 70! Um tempo em que tudo era ousado, e a Volkswagen do Brasil decidiu colocar as manguinhas de fora com um projeto que chamava atenção: o VEMP, sigla para Veículo Militar Protótipo. Inspirado em clássicos como o robusto Kübelwagen e o famoso Type 181 “Thing” que vieram da matriz alemã, o VEMP era uma tentativa bem brasileira de criar seu próprio jipinho militar. Mas, ao contrário dos “parentes” gringos que deram certo, ele ficou apenas na prancheta, como um sonho não realizado.
O Contexto em que Brotou o VW VEMP
Na conturbada época da II Guerra Mundial, a Alemanha lançou o icônico Kübelwagen, que usava a estrutura firme do Fusca. Já nos anos seguintes, a Volkswagen apresentou o Type 181, conhecido como “Thing”, pensado inicialmente para o exército, mas que acabou conquistando o coração do pessoal civil, especialmente nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil, o Exército estava em busca de um veículo 4×4 capaz de enfrentar terrenos complicados e que pudesse levar até quatro pessoas, além de rebocar 500 kg. E assim, o VW VEMP entrou em cena, uma tentativa da Volkswagen de conquistar esse mercado militar.
As Características do VW VEMP
O VEMP tinha uma pegada forte e funcional:
- Carroceria de aço, montada sobre o chassi da Kombi.
- Motor 1.600 cm³ refrigerado a ar, o mesmo que movia vários outros modelos da marca.
- Suspensão dianteira com barras de torção longitudinais, fixadas diretamente ao chassi.
Foram feitos dois protótipos: um com tração 4×4, seguindo a exigência do Exército, e outro com tração 4×2.
Desempenho nas Areias da Licitação
O modelo 4×4 era equipado com tração traseira clássica e tinha caixas de redução nas rodas. Quando o papo era encarar terrenos mais complicados, a tração dianteira poderia ser ativada manualmente, através de uma alavanca. Prometia um desempenho potente, mas, adivinha? A Volkswagen acabou não dando conta do recado e perdeu a licitação militar.
Após a derrota, o VEMP 4×4 virou um caminhão de serviços dentro da própria fábrica, transportando tudo que era peça e componente. Com o tempo, ele passou por algumas alterações: nova pintura, rodas de liga leve e mudanças na carroceria para se enquadrar nas funções internas.
O Raro Protótipo 4×2
Agora, falando do protótipo 4×2, ele teve um destino bem curioso. Dizem que foi adquirido por Wolfgang Sauer, então grande chefe da Volkswagen, e levado para um sítio particular. Anos depois, o carro foi reencontrado em Campinas-SP, mas em estado bem diferente do original.
A Restauração do VW VEMP 4×4
Recentemente, a Volkswagen resolveu fazer uma repaginada no protótipo 4×4, que agora faz parte do acervo da Garagem Volkswagen. O processo de restauração não foi nada fácil, já que as informações sobre o projeto original eram escassas. A equipe teve que se apoiar em fotos daquela época para trazer o VEMP de volta às suas glórias.
O JEG: Um “Primo” do VEMP?
Um capítulo interessante na saga do VEMP envolve outro jipinho brasileiro: o DaCunha JEG. Ele também surgiu na mesma época e usava a mecânica da Kombi, trazendo uma carroceria bem parecida com a do VEMP.
No entanto, o JEG foi lançado somente na versão 4×2, depois ganhou uma versão 4×4. A semelhança gerou inúmeras especulações: será que o JEG se inspirou no VEMP? Ou foi o contrário?
Uma reportagem de 1976 do jornal O Globo ainda apresentava o VW VEMP como um protótipo, enquanto o JEG já estava a todo vapor. Apesar das semelhanças, a origem exata do design do JEG permanece um mistério intrigante.
Por Que o VW VEMP Nunca Viu a Luz do Dia?
Existem várias razões que podem explicar por que o VEMP parou no protótipo:
- Concorrência Afiadíssima: O mercado militar estava cheio de propostas de veículos super confiáveis e adaptáveis.
- Limitações Técnicas: Apesar de sua robustez, o VEMP trazia motor e chassi da Kombi, que talvez não tivessem o poder de fogo necessário para um veículo militar de verdade.
- Foco nas Vendas: A Volkswagen do Brasil pode ter decidido focar em segmentos mais lucrativos, como carros para o público geral.
O Legado do VW VEMP
Embora o VEMP nunca tenha sido produzido em série, ele é uma parte curiosa da história da Volkswagen no Brasil. Representa a habilidade da engenharia local em moldar soluções que atendem às necessidades nacionais, mesmo que essas soluções não tenham chegado à linha de produção.
Hoje, o VEMP restaurado é um símbolo de criatividade e inovação em tempos de desafios. Sua presença na Garagem Volkswagen mantém viva a memória de um projeto que, apesar de não ter saído do papel, deixou uma marca na história automotiva brasileira.
Conclusão: Memórias de um Protótipo Único
Você pode até não ter visto um VW VEMP de verdade, mas sua importância histórica é inegável. Ele representa um período em que a indústria brasileira tentou se afirmar com soluções criativas e que atendiam ao nosso mercado. Mesmo que o projeto não tenha ido adiante, o legado do VEMP é uma inspiração para engenheiros e fãs até hoje.
Se você se interessa por carros clássicos, vale a pena dar uma olhada mais de perto no VEMP e em outros projetos interessantes da Volkswagen. Afinal, é sempre divertido explorar as curiosidades da nossa história automotiva. E quem sabe um dia você não tem a sorte de conferir um VEMP restaurado ao vivo?
Agora em 2025, com as inovações rolando soltas, olhar para trás e ver como projetos como o VW VEMP abriram caminho para o que temos hoje é impressionante. Mesmo sem ter rolado, esse jipinho militar da Volkswagen deixou uma marca — e realmente merece ser lembrado como um ícone da inovação automotiva do Brasil.