IPVA de Supercarros: Aston Martin é o Mais Caro em SP com R$ 616 Mil

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Se você já acha que o IPVA do seu carro “popular” é caro, imagine ter que desembolsar R$ 616.500,55 só de imposto por um superesportivo! Pois é, no estado de São Paulo, a farra do IPVA 2025 começa nesta segunda-feira, dia 13, e os números são de tirar o fôlego para quem tem carros que fazem os milhões parecerem trocados. No topo da lista está o Aston Martin Valour 2024, que custa nada mais, nada menos que impressionantes R$ 15,4 milhões.

Vamos dar uma volta por esse universo de impostos milionários, conhecer melhor os veículos dessa lista e pensar sobre o que significa ter esse tipo de luxo automotivo.

Aston Martin Valour: O Rei do Ranking

Crédito: Divulgação/Aston Martin

O Aston Martin Valour brilha no topo! Esse carro é tão exclusivo que foram fabricadas apenas 110 unidades no mundo. Uau! E essa exclusividade é para celebrar os 110 anos da Aston Martin, combinando um design clássico com tecnologia de ponta.

Esse brutamontes vem com um motor V12 de 5,2 litros biturbo, que gera 712 cavalos de potência e 753 Nm de torque, tudo transmitido por uma cambota manual de seis marchas, algo que é bem raro hoje em dia. Resultado? O Valour não é só uma máquina incrível, mas também uma experiência inesquecível para os amantes de velocidade.

O Preço Desse Luxo no Brasil

Crédito: Divulgação/Aston Martin

O preço de R$ 15,4 milhões já assusta, mas o verdadeiro choque vem na hora de pagar o IPVA. Depois de desembolsar essa fortuna, o dono ainda precisa garantir R$ 616.500,55 para o imposto, graças à alíquota de 4% aqui em São Paulo. Para ter uma ideia, isso é o mesmo que:

  • 54 vezes o IPVA de um carro popular que custa cerca de R$ 30 mil (ou seja, um IPVA de uns R$ 1.200).
  • Mais do que o valor de muitas casas de luxo no Brasil.

Os Carros Que Precisam Pagar Mais IPVA em SP:

Crédito: Sefaz-SP

Por Que o IPVA É Tão Alto Para Estes Carros?

Crédito: Divulgação/Aston Martin

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) no Brasil é calculado com base no valor do carro, usando uma alíquota que muda dependendo do estado. Em São Paulo, para carros a gasolina ou flex é de 4%. Em outras palavras, quanto mais caro o carro, mais caro é o imposto.

Além disso, o fato de serem supercarros, com sua exclusividade, alto custo de importação e impostos adicionais, ajuda a inflar os preços. Para esses modelos, o IPVA anual pode facilmente passar o valor de carros medianos.

Impacto e Reflexões

Crédito: Divulgação/Aston Martin

Enquanto a gente fica de queixo caído com esses valores, isso é também um reflexo da desigualdade no Brasil. O Aston Martin Valour e os outros carros da lista são sinônimos de status e poder aquisitivo, mas levantam pensamentos importantes sobre como o IPVA é aplicado e distribuído pelo país.

Teoricamente, o dinheiro do imposto deveria ser usado para melhorar coisas como infraestrutura e transporte, mas muitos motoristas ainda enfrentam péssimas estradas e um trânsito de dar arrepios. Isso gera um debate sobre a eficiência do uso dos recursos.

Considerações Finais

Crédito: Divulgação

Se você está lendo isso, provavelmente não vai ter que pagar R$ 616.500,55 de IPVA este ano. Mas entender como a tributação sobre veículos funciona no Brasil nos ajuda a ver como os impostos pesam no bolso, quer você tenha um carro popular ou um superesportivo.

Para os sortudos proprietários de supercarros, essa taxa é apenas mais uma coisinha no meio de tanto luxo. Já para a maioria dos brasileiros, a relação com o IPVA é bem diferente e realmente mexe no orçamento familiar. Então, da próxima vez que você ouvir do IPVA de um Aston Martin Valour, lembra que o mundo automotivo pode ser hipnotizante — e desigual.

Curtiu? Que tal aprofundar mais no universo dos supercarros e suas relações com a economia? Fique ligado para os próximos textos e não esqueça de compartilhar esse conteúdo com quem você acha que vai ficar chocado com esses números!

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