Chegada do Novo Toyota Yaris Cross Prevista para Janeiro

0
137

O Toyota Yaris Cross, o “irmãozinho” do Corolla Cross, está indo para os braços do Brasil! Ele deve desembarcar por aqui no comecinho de 2025, provavelmente em janeiro, e vai dar um bom trabalho para os enormes concorrentes do segmento de SUVs compactos, como o Creta e o T-Cross.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Produção e Plataforma do Yaris Cross

O novo SUV da Toyota vai ser fabricado na plataforma DNGA na terra da garoa, diretamente em Sorocaba (SP). O bacana é que essa plataforma foi desenvolvida pela Daihatsu, uma marca que curte fazer carros mais acessíveis. Pense nela como a irmã mais simples da plataforma TNGA, que é o que dá vida ao Corolla Cross.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Design e Estilo

Prepare-se: o Yaris Cross vem com um visual mais caprichado até do que o Corolla Cross! A frente conta com uma grade trapezoidal bem estilosa, faróis finos com iluminação full-LED e DRL, além dos charmosos faróis de neblina. E a traseira? Lembra muito o querido Toyota RAV4.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Equipamentos

Dentro do carro, a pegada é mais sóbria, alinhada com a vibe do Corolla. O painel tem linhas horizontais e uma central multimídia descolada, que aceita Android Auto ou Apple CarPlay sem fio. O painel de instrumentos? É parcialmente digital e com estilo. O freio de estacionamento é eletrônico, e olha que ele ainda chega com rodas de liga leve de 17 ou 18 polegadas, ar-condicionado com saídas para a galera que vai atrás, sistema de som Pioneer e, pasmem, um teto solar panorâmico!

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Motorização Híbrida

Um dos pontos mais esperados do Yaris Cross é a sua motorização híbrida! Ele vem com um motor 1.5 aspirado flex que se junta a um motor elétrico, somando cerca de 113 cv. O câmbio será o transeixo e-CVT, pra garantir uma experiência de direção bem suave.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Interior

Agora, quando você entra no Yaris Cross, é pra sair do comum! O visual interno é bem diferente do que estamos acostumados com a Toyota. As formas e texturas são inusitadas, com uma mescla de materiais simples e uns detalhes que não empolgam tanto (tipo a central de comandos, que parece meio fraquinha), mas também tem acabamentos legais, como os detalhes em azul e os estofados bem confortáveis.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Design Diferenciado

O Yaris Cross arrasa no visual, parecendo uma versão mais leve e estilosa do RAV4! Ele tem aquela grade frontal trapezoidal marcante, os faróis elevados, tudo isso com um design que grita “Toyota”. Dependendo da versão que você escolher, ainda dá pra optar por um teto preto, deixando o carro ainda mais show. Comparar com o “outro” Yaris Cross? Este aqui é muito mais robusto e menos focado na cidade.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Entre as suas dimensões, o espaço do porta-malas e a altura em relação ao solo são um show à parte, geralmente vistos em carrões maiores.

A Toyota programou três versões de lançamento, mas você vai perceber que na prática são duas com uma opção extra de transmissão no primeiro nível.

Yaris Cross / Foto: Toyota
Yaris Cross / Foto: Toyota

Ficha Técnica – Yaris Cross

  • Motor:
  • 1.5 litros com sistema Dual VVTi (2NR-VE)
  • Potência: 113 cv
  • Torque: 138 Nm a 4.200 rpm
  • Opções de câmbio:
  • Manual de 5 marchas
  • Automático CVT que simula sete velocidades
  • Disponível no modelo XG com modos de condução

Consumo de combustível:

  • Câmbio manual:
  • Cidade: 12,2 km/l
  • Estrada: 18,2 km/l
  • Média: 15,4 km/l
  • Câmbio CVT:
  • Cidade: 14,7 km/l
  • Estrada: 19,2 km/l
  • Média: 17,3 km/l

Dimensões e design

  • Comprimento: 4.310 mm
  • Largura: 1.770 mm
  • Altura: 1.615 mm
  • Entre-eixos: 2.620 mm
  • Altura livre do solo: 210 mm
  • Capacidade do porta-malas: 471 L

O modelo “XI” conta com:

  • Rodas aro 17″
  • Spoiler
  • Barras de teto funcionais
  • Iluminação parcial em LED (exceto farol alto)
  • DRL e faróis de neblina
  • Retrovisores elétricos

Já o modelo XG aprimora ou adiciona:

  • Rodas aro 18″
  • Iluminação Full LED com ajuste automático de altura
  • Retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico
  • Função “Smart Door”

Interior e equipamentos

  • Chave presencial (Smart Key)
  • Painel analógico com computador de bordo digital de 4,2″
  • Volante multifuncional
  • Freio de estacionamento elétrico
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Ar-condicionado
  • Sistema multimídia com tela de 10,1″
  • Três entradas USB-C
  • Seis alto-falantes
  • Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Comandos de voz
  • Bluetooth
  • Câmera de ré

O modelo XG adiciona ou melhora:

  • Painel de instrumentos digital de 7″
  • Ar-condicionado digital automático
  • Iluminação interna
  • Controle automático de luzes

Segurança

  • Seis airbags
  • Freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD
  • Controle de estabilidade (VSC)
  • Controle de tração (TRC)
  • Assistente de partida em rampas
  • ISOFIX

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui