De Clássico a Híbrido: Chevrolet Kadett Flex Faz 32 km/l e Não Paga IPVA

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Nos últimos anos, a conversão de carros clássicos em veículos modernos tem se tornado uma tendência no mundo automotivo. Essa prática, conhecida como restomod, é uma fusão entre o charme dos carros antigos e a eficiência das tecnologias modernas. Um exemplo fascinante desse movimento é a transformação de veículos a combustão em carros elétricos ou híbridos. Já vimos, por exemplo, o Gol GTi elétrico convertido pela FuelTech e o Chevrolet Celta elétrico. No entanto, a história que mais chamou atenção recentemente foi a criação do primeiro Chevrolet Kadett híbrido flex do mundo, desenvolvido no Brasil.

Essa inovação, que se tornou viral nas redes sociais com mais de 40 milhões de visualizações em vídeos no Facebook e Instagram, é obra de Caio Andreazzi Cintra, um engenheiro eletricista de 37 anos, dono de uma oficina mecânica em São José dos Campos, interior de São Paulo. Caio não apenas criou um Kadett híbrido único no mundo, mas também lançou sua oficina à fama nacional.

A Ideia de Fazer um Kadett Híbrido

A história do Kadett híbrido começou em meados de 2022, quando um cliente de Caio pediu uma conversão de um carro antigo para híbrido. Caio, apaixonado por carros clássicos desde a infância, sugeriu que o Toyota Corolla híbrido flex seria a base ideal para o projeto, já que era um modelo recém-lançado. Ele explica que costuma buscar carros batidos com mecânica preservada em desmanches, sempre optando por veículos com no máximo dois anos de uso.

Assim, no final de 2022, ele encontrou um Corolla híbrido flex com apenas 899 km rodados. Apesar do processo competitivo e desgastante para adquirir o veículo, ele conseguiu comprar o carro. A ideia inicial do cliente era transformar um Ford Corcel I, mas devido à estreita carroceria do Corcel, optaram pelo Kadett.

O Kadett escolhido foi um modelo de 1998, equipado com um motor 2.0 aspirado e câmbio manual. “A carroceria e o interior estavam em estado precário, mas a parte mecânica estava em boas condições, o que facilitou o início da transformação”, relata Caio.

Uma Transformação Minuciosa

A conversão do Kadett em híbrido levou aproximadamente seis meses e exigiu inúmeras modificações estruturais no carro. “Tive que reforçar as longarinas e montá-las ao contrário para suportar o peso do motor híbrido e o torque extra”, explica Caio. Além disso, ele adaptou componentes modernos do Corolla, como o quadro de instrumentos digital, a direção elétrica e o ar-condicionado digital de duas zonas.

O Kadett manual original foi transformado em um veículo com câmbio automático CVT, e o carro passou a contar com funcionalidades que nem os Kadetts mais avançados tinham. Os bancos, as rodas, os freios e todo o sistema de suspensão dianteiro também foram retirados do Corolla.

O mais impressionante é que Caio projetou o Kadett para que ele pudesse ser revisado em uma concessionária Toyota, tornando o carro acessível para qualquer mecânico especializado da marca. “Isso facilita muito para o futuro dono, pois qualquer problema pode ser resolvido por quem já conhece a mecânica híbrida do Corolla”, ressalta.

Autonomia e Economia do Kadett Híbrido

Uma das maiores vantagens do Kadett híbrido é sua eficiência de combustível. O modelo adaptado por Caio faz, em média, 32 km/l na cidade e 26 km/l na estrada. Segundo o criador, o Kadett possui um tanque de combustível de 60 litros, preservado do modelo original, enquanto o Corolla tem um tanque de apenas 43 litros. Isso proporciona uma autonomia incrível de até 1.100 km, o que significa que Caio encheu o tanque apenas três vezes em sete meses, percorrendo cerca de 1.700 km nesse período.

A economia surpreendente de combustível é, em grande parte, atribuída ao fato de o Kadett ser 230 quilos mais leve que um Corolla e possuir uma carroceria esportiva, que melhora a aerodinâmica e torna o carro ainda mais eficiente.

O Custo do Projeto

O preço de uma transformação como essa não é baixo. O projeto completo do Kadett híbrido custou cerca de R$ 320.000. Esse valor inclui o custo do carro, peças, mão de obra e até mesmo a documentação necessária para legalizar o veículo. Apesar de o Kadett agora contar com a mecânica de um Corolla 2021, ele continua registrado como um Chevrolet Kadett 1998, o que traz uma vantagem interessante: o carro não paga IPVA, uma vez que veículos com mais de 20 anos de uso estão isentos do imposto no Brasil.

Caio reconhece que o valor do projeto é elevado, mas afirma que não se arrepende. “Foi um projeto dos sonhos e, além disso, acabou sendo uma ferramenta de marketing incrível para a minha oficina. Já conquistei clientes de várias partes do Brasil, e até tenho um modelo que será exportado para o Japão”, comemora.

Tecnologia Avançada em um Clássico

Apesar de já ser um projeto impressionante, o Kadett híbrido ainda está em processo de evolução. Caio planeja adicionar sistemas autônomos ao carro, como o piloto automático adaptativo, a frenagem autônoma de emergência e o assistente de permanência em faixa. Esses sistemas já foram encomendados e serão instalados em breve, tornando o Kadett híbrido ainda mais inovador.

O Sorteio do Kadett Híbrido

Com o sucesso da transformação, o cliente original acabou desistindo de ficar com o carro, preferindo deixá-lo nas mãos de Caio, que comprou o Kadett para usá-lo como uma ferramenta de divulgação para sua oficina. A popularidade do projeto foi tamanha que Caio decidiu sortear o Kadett híbrido como forma de agradecer aos milhares de fãs que acompanham seu trabalho.

“Foi a maneira que encontrei de retribuir um pouco o carinho e a admiração que recebi desde que o Kadett foi divulgado. Acredito que o sortudo que ganhar esse carro vai ter em mãos um pedaço de história”, afirma Caio.

O Próximo Desafio: Opala com Mecânica Audi

Após o sucesso do Kadett híbrido, Caio já está trabalhando em um novo projeto. Ele está adaptando a mecânica de um Audi A6 2013 em um Chevrolet Opala. Segundo ele, esse será um desafio ainda maior devido às diferenças estruturais entre os dois carros. No entanto, Caio está empolgado com a oportunidade de criar outro restomod inovador, desta vez unindo a potência de um Audi com a robustez de um Opala clássico.

Conclusão

A história do Chevrolet Kadett híbrido flex é um exemplo perfeito de como o restomod pode unir o melhor dos dois mundos: a nostalgia e o estilo dos carros antigos com a eficiência e a tecnologia dos carros modernos. Projetos como esse não são apenas uma forma de manter viva a cultura automotiva, mas também uma maneira de torná-la mais sustentável e eficiente.

Se você também é apaixonado por carros clássicos, mas deseja algo mais moderno e econômico, quem sabe Caio não pode ser o responsável pela sua próxima transformação? Afinal, como ele mesmo diz, os carros antigos podem ser apaixonantes, mas isso não significa que precisam dar dor de cabeça.

O Kadett híbrido é um testemunho de que, no mundo do automobilismo, a criatividade não tem limites. E, graças a projetos como esse, podemos vislumbrar um futuro onde os carros clássicos continuam a rodar pelas ruas, mas com muito mais eficiência e respeito ao meio ambiente.

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