Ford Escort XR3: O Ícone dos Anos 80 Abençoado por Ayrton Senna

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Os anos 1980 foram uma era de ouro para os esportivos nacionais, quando as montadoras começaram a trazer modelos que não só cativavam pelo desempenho, mas também pelo design marcante. Um dos principais exemplos dessa época é o Ford Escort XR3, que rapidamente se tornou um ícone entre os jovens da época e ainda hoje é celebrado pelos entusiastas de carros antigos no Brasil.

O Ford Escort foi lançado no Brasil para substituir o Corcel, baseando-se na terceira geração do modelo europeu, o famoso Mk3. Esse carro trouxe um design inovador, com linhas mais agressivas e uma proposta muito mais esportiva do que seus antecessores. O grande destaque foi a versão XR3 (Experimental Research 3), lançada em 1984, que se diferenciava por ser mais agressiva e focada no desempenho.

Mas o que realmente elevou o status do Escort XR3 foi a campanha publicitária que contou com a participação do lendário piloto brasileiro Ayrton Senna. Após seu sucesso nas categorias de base do automobilismo, Senna passou a ser o garoto-propaganda ideal para representar a esportividade e agilidade do carro. A ligação com o piloto, que usou o Escort XR3 como carro pessoal, fez do modelo um verdadeiro objeto de desejo para os brasileiros.

O Ford Escort XR3: Um Ícone da Juventude dos Anos 1980

Se você cresceu nos anos 1980, é quase certo que o Escort XR3 esteve no topo da sua lista de sonhos automobilísticos. O carro, especialmente na versão conversível, era símbolo de status e liberdade. Na época, o Escort era o único conversível no mercado brasileiro até a chegada do Chevrolet Kadett GSi, em 1991. Esse fator, somado ao seu design atrativo, fez do XR3 um dos modelos mais cobiçados.

Recentemente, a loja Interclássicos de Niterói (RJ) revelou um exemplar impressionante do Ford Escort XR3, ano 1983/1984, na cor vermelho Sunburst. Esse carro, com pintura refeita e em estado impecável, está à venda por R$ 59 mil. Segundo Eduardo Canuto, responsável pela loja, o veículo estava em boas condições quando foi adquirido, mas a pintura foi refeita para garantir que o carro ficasse em perfeito estado de conservação.

Escort XR3: Um Investimento Valioso

Os modelos pré-série como este têm ganhado bastante valorização nos últimos anos, especialmente entre os colecionadores de clássicos. Embora ainda não tenham alcançado o nível de prestígio e valorização de modelos como o Volkswagen Gol GTI, os Escort XR3 estão cada vez mais sendo considerados bons investimentos. Com seu apelo nostálgico e ligação com Ayrton Senna, ter um XR3 na garagem pode ser uma excelente forma de preservar um pedaço da história automobilística brasileira.

Esse exemplar de R$ 59 mil ainda acompanha documentos originais, como manuais e uma revista com reportagem da época do lançamento, o que só adiciona valor ao carro. Para quem busca um clássico com potencial de valorização, o XR3 é uma excelente opção.

Esportivo Raiz com Veneno Extra

Diferente dos modelos esportivos atuais, que muitas vezes são mais “maquiagem” do que desempenho, o Ford Escort XR3 era um esportivo raiz. O modelo trazia o motor CHT 1.6, fruto de um projeto da Renault, que foi ajustado para entregar uma experiência de direção mais emocionante. Embora derivado das versões mais simples, o motor do XR3 recebeu algumas melhorias, como válvulas e comandos de válvulas ajustados, dutos de admissão atualizados e um carburador de corpo duplo.

Essas melhorias permitiam ao XR3 entregar até 81,7 cv de potência a 5.600 rpm e um torque de 12,2 kgfm a 4.000 rpm. Não era um carro extremamente potente, mas era o suficiente para proporcionar diversão ao volante. O câmbio manual de cinco marchas, com relações mais curtas, ajudava a extrair o máximo do motor. Com isso, o XR3 fazia de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e atingia uma velocidade máxima de 164 km/h.

Se você comparar esses números com os padrões atuais, eles podem parecer modestos. No entanto, na época, o XR3 era considerado um carro ágil e divertido de dirigir, especialmente em comparação com outros modelos do mercado.

A Competição: Volkswagen Gol GT

Por outro lado, o principal rival do Escort XR3 na época era o Volkswagen Gol GT, que trazia um motor mais evoluído. Equipado com o motor AP 1.8S, o Gol GT oferecia 99 cv de potência a 5.400 rpm e um torque de 14,9 kgfm a 3.600 rpm. O desempenho do Gol GT era superior, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h.

A Ford sabia que o motor 1.6 CHT do XR3 não conseguia competir diretamente com o 1.8 AP do Gol GT. No entanto, isso mudou em 1989, quando a Autolatina – uma parceria entre a Ford e a Volkswagen – introduziu o motor 1.8 AP no Escort XR3. Com essa nova motorização, o XR3 passou a oferecer 99 cv de potência a 5.800 rpm e um torque de 16 kgfm a 3.200 rpm, o que deu um fôlego extra ao esportivo da Ford.

Comparativo com o Chevrolet Kadett GS

Em 1989, a revista Autoesporte fez um comparativo entre o Escort XR3 e o recém-lançado Chevrolet Kadett GS, outro esportivo de destaque. O jornalista Raul Machado Carvalho observou que, apesar de o Kadett GS ter um motor mais potente – um 2.0 que gerava 110 cv a 5.600 rpm e 17,3 kgfm de torque –, o XR3 se destacava pela leveza e pelo comportamento dinâmico mais equilibrado.

Segundo Carvalho, o XR3 era cerca de 100 quilos mais leve que o Kadett GS, o que compensava a diferença de potência entre os dois modelos. Ele também destacou que, apesar do coeficiente aerodinâmico mais elevado do XR3 (0,39 contra 0,30 do Kadett), o desempenho dos dois carros era bastante semelhante. O Kadett GS atingia uma velocidade máxima de 184 km/h, enquanto o XR3 chegava a 182,5 km/h, uma diferença praticamente imperceptível no uso cotidiano.

Dirigibilidade e Estabilidade

O grande ponto positivo do Escort XR3 sempre foi a sua dirigibilidade. Com uma suspensão bem calibrada e um comportamento dinâmico afinado, o modelo da Ford oferecia uma condução prazerosa, tanto em estradas sinuosas quanto em vias urbanas. Além disso, a presença de freios a disco ventilados nas quatro rodas garantia uma excelente capacidade de frenagem, algo que poucos carros da época ofereciam.

Conclusão: O Escort XR3 Ainda Vale a Pena?

Se você está pensando em adquirir um clássico nacional, o Ford Escort XR3 é certamente uma das opções mais interessantes disponíveis no mercado. Com seu design icônico, ligação histórica com Ayrton Senna e um desempenho honesto para a sua época, o XR3 continua sendo um modelo muito valorizado entre os colecionadores.

Embora ainda não tenha atingido os valores astronômicos de outros esportivos clássicos, como o Gol GTI, o XR3 tem mostrado uma tendência de valorização constante. O exemplar à venda na Interclássicos por R$ 59 mil é uma prova de que esses carros estão ganhando o merecido reconhecimento.

Portanto, se você está em busca de um esportivo clássico que traga não só desempenho, mas também muita nostalgia e potencial de valorização, o Ford Escort XR3 é uma excelente escolha. Não perca a chance de colocar esse ícone dos anos 1980 na sua garagem e reviver uma época gloriosa do automobilismo brasileiro!

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