Renault Twingo E-Tech: O Retorno do Carisma em Versão Elétrica

0
64

No ano passado, o Renault Twingo E-Tech era apenas um conceito, com desenhos e fotos de uma maquete. No entanto, agora chegou a vez de o público europeu conhecer de perto o protótipo do Twingo E-Tech, um modelo urbano elétrico que busca resgatar o carisma do Twingo de primeira geração, produzido entre 1994 e 2012. O show car será uma das grandes atrações da marca no Salão do Automóvel de Paris 2024, que acontecerá entre os dias 14 e 20 de outubro.

A Nova Era do Twingo

Mais do que um devaneio nostálgico do departamento de estilo da Renault, sob a direção do holandês Laurens van den Acker e do francês Gilles Vidal, o Twingo E-Tech já teve sua produção em série confirmada por Luca De Meo, presidente do grupo Renault. A expectativa é que o modelo chegue às lojas em 2026, com um preço estimado de menos de € 20 mil (cerca de R$ 120 mil na conversão direta).

Comparação com o Renault 5

O novo Twingo deverá se posicionar um degrau abaixo do Renault 5 elétrico, cujos preços começam em € 27.990 (aproximadamente R$ 170 mil). Assim como o Twingo, o Renault 5 também foi inspirado em um grande sucesso do passado e foi mostrado como protótipo no Salão de Munique de 2021. Com produção em série na fábrica de Douai, no norte da França, espera-se uma versão básica do R5 EV custando cerca de € 25 mil (R$ 150 mil) para o ano que vem.

Além disso, o Salão de Paris 2024 também apresentará a versão final do Renault 4 E-Tech, um SUV compacto elétrico baseado no popular Renault 4L (produzido de 1961 a 1994). O novo modelo, cujas linhas foram adiantadas no carro-conceito 4Ever Trophy, já pode ser reservado pelos futuros compradores mediante um sinal de € 150. Estima-se que o preço inicial será de € 30 mil (cerca de R$ 180 mil), com entregas previstas para o ano seguinte.

O Carisma Perdido do Twingo

Lançado em 1992, o primeiro Twingo era conhecido por seu carisma e originalidade, características que não conseguiram ser igualadas pelos seus sucessores, o Twingo II (2007-2014) e o Twingo III (2014-2024), que foi fabricado na Eslovênia sobre a base do Smart Forfour.

Agora, o protótipo elétrico Twingo E-Tech busca resgatar o espírito alegre e funcional da primeira geração. Com uma silhueta que remete ao Twingo original, seus faróis e design simples prometem atrair tanto nostálgicos quanto novos consumidores. As dimensões compactas devem facilitar a mobilidade urbana, especialmente em cidades como Paris, onde estacionar é uma tarefa complicada.

Design e Estilo

Uma das principais diferenças entre o novo modelo e o original é a presença de quatro portas, em vez das duas do Twingo original. As portas traseiras do protótipo são discretamente disfarçadas, com maçanetas ocultas nas molduras das janelas, oferecendo um design clean. De relance, só se veem os puxadores redondos das portas dianteiras, que são quase idênticos aos do modelo de 1992. Para modernizar ainda mais, essas maçanetas agora são realçadas por um discreto fio iluminado.

Enquanto o Twingo I oferecia como opcional um grande teto solar de tecido (estilo ragtop), o protótipo elétrico traz um teto de vidro fixo, ampliando a sensação de espaço na cabine. Apesar de parecer maior que o antigo, essa percepção se alinha às novas exigências estruturais de segurança, garantindo que o carro não fique desproporcional.

A traseira do Twingo E-Tech foi modernizada, mantendo muitos dos elementos de design do Twingo original. O vidro na tampa do porta-malas agora possui uma larga moldura preta, enquanto as lanternas seguem o formato dos faróis, conferindo um ar familiar ao modelo. O nome “Twingo” está posicionado de forma central na tampa.

A parte frontal do protótipo é simpática e expressiva, evocando a primeira geração do Twingo. Os faróis arredondados, um dos elementos que dão modernidade ao visual do carro, são complementados por uma abertura estreita que copia a grade do radiador do modelo original. Embora a versão 100% elétrica não precise mais de aberturas para ventilação no capô, três pequenas aberturas foram mantidas como um elemento estético. Para adicionar um toque de tecnologia, a parte frontal do protótipo exibe um logotipo animado em uma tela, e os faróis dianteiros “piscam” suavemente, quase como um Pokémon sobre rodas.

A Cabine do Twingo

Até o momento, ainda não há muitos detalhes sobre a cabine do Twingo E-Tech. No entanto, espera-se que a interior do carro traga muitas soluções surpreendentes, mantendo o espírito do primeiro Twingo, que era conhecido por sua funcionalidade e praticidade.

A Parceria com a Geely

O protótipo foi desenvolvido pela Ampère, uma divisão do grupo Renault especializada em carros elétricos e softwares. Inicialmente, a plataforma do Twingo E-Tech deveria ser compartilhada com os futuros modelos Volkswagen ID.1 e ID.2, mas o grupo alemão decidiu não seguir adiante com o acordo. Como alternativa, a Renault pode buscar uma parceria com uma marca chinesa — provavelmente, a Geely, que já é sócia da Renault na Horse Powertrain.

Atualmente, o que se comenta é que o novo Twingo será construído sobre a base do Renault 5 E-Tech, utilizando a plataforma Ampr Small (anteriormente chamada de CMF-B EV), com motor e tração dianteiros. A Renault ainda não divulgou detalhes sobre quais motores serão utilizados, mas é certo que as baterias não serão as mesmas do R5, que utilizam tecnologia NMC (níquel-manganês-cobalto).

A Opção de Baterias LFP

Para reduzir os custos ao máximo, o Twingo E-Tech deverá utilizar baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), que são mais em conta. A autonomia do modelo deve ser inferior a 350 km, uma faixa que é mais do que suficiente para um subcompacto urbano.

A chegada do novo Twingo complementará a linha elétrica da Renault, que na Europa já inclui os modelos Renault 5 E-Tech, Renault 4 E-Tech, Mégane E-Tech, Kangoo E-Tech e Scénic E-Tech. E se você está se perguntando sobre o Kwid E-Tech, na França, esse subcompacto elétrico não é vendido como Renault, mas como Dacia Spring, um modelo importado da China que custa € 18.900 (cerca de R$ 115 mil), posicionando-se um degrau abaixo do futuro Twingo.

Conclusão

O Renault Twingo E-Tech promete ser um dos grandes destaques da próxima era dos veículos elétricos urbanos, trazendo de volta o carisma e a originalidade que marcaram sua primeira geração. Com um design que homenageia suas raízes e uma proposta moderna, ele se posiciona como uma opção atrativa para aqueles que buscam um carro prático e com estilo em um mundo cada vez mais focado na sustentabilidade.

À medida que nos aproximamos do Salão do Automóvel de Paris 2024, as expectativas em torno do Twingo E-Tech só aumentam. Este modelo não é apenas um retorno às origens, mas uma nova visão para o futuro dos compactos elétricos. Portanto, prepare-se, pois em 2026 o Twingo pode estar pronto para conquistar novamente o coração dos motoristas e amantes do automobilismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui