“Inovação nas Estradas: Conheça o Novo VW Constellation 20.480 com Motor de 13 Litros”

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Nesta semana, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu um grande passo no mercado de caminhões com o lançamento do Constellation 20.480 4×2, o primeiro modelo desse tipo a ser equipado com um potente motor de 13 litros. Essa novidade será apresentada na Fenatran, a feira do transporte de cargas que ocorrerá de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo. Com a expectativa de crescimento do PIB em 2,5% para este ano e uma inflação de 4,35%, o otimismo no setor é palpável, especialmente considerando que a indústria de pesados pode crescer 14% em 2024, resultando na produção de 142 mil veículos acima de 3,5 toneladas.

A Necessidade de Inovação

Na última Fenatran, em 2022, as montadoras enfrentaram um grande desafio com a entrada em vigor da norma de emissões Proconve P8 (Euro 6). Isso forçou uma quase completa renovação das linhas de pesados, que tiveram que se adaptar aos novos padrões de emissão. Agora, após dois anos, os fabricantes estão mais tranquilos e focados em inovações tecnológicas e em atender as necessidades específicas de seus clientes.

O Constellation 20.480 se destaca por ocupar um espaço importante entre os modelos existentes, que vão desde as 45 toneladas até a versão 6×2 de 58,5 toneladas. Com 56 toneladas de Peso Total Bruto Combinado (PBTC), este caminhão atende perfeitamente ao lema da VW: “menos você não quer, mais você não precisa”.

O Alvo: Empresas de Transporte

O foco deste lançamento está nas empresas de transporte de veículos que operam em médias distâncias. Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da VWCO, compartilhou uma notícia empolgante: “Esta semana já fechamos a venda das primeiras 80 unidades do 20.480 para a Gabardo. E já estamos negociando mais 150 desses caminhões para cegonheiros.” Isso mostra como o mercado está pronto para abraçar essa inovação.

O Potente Motor D26

O novo Constellation é o primeiro modelo da linha 4×2 a ser equipado com o motor D26 de 13 litros, fornecido pela MWM. Com uma potência impressionante de 480 cv e um torque de 245 kgfm, ele proporciona um desempenho excepcional. Além disso, está acoplado ao câmbio automatizado ZF V-Tronic de 12 velocidades, o que garante uma experiência de condução suave e eficiente. O modelo também conta com um freio motor auxiliar de 428 cv, aumentando ainda mais a segurança e o controle.

Estrutura Reforçada

Para garantir uma maior capacidade de carga, o chassi do Constellation foi reforçado com novas longarinas e travessas. Uma quinta-roda foi adicionada para facilitar o engate dos implementos, e dois tanques de alumínio com 470 litros de diesel cada (totalizando 940 litros) garantem uma autonomia adequada para longas jornadas.

Conforto e Segurança

Entre os itens de série, a suspensão pneumática integral com quatro bolsões é uma adição importante. Essa tecnologia não apenas proporciona maior conforto ao motorista, mas também contribui para a segurança da carga transportada. O modelo já vem equipado com um sistema inteligente de leitura da carga por eixo, que possibilita a redistribuição do peso para equilibrar a carga em cada eixo. Além disso, o motorista pode programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou descarregamento, tudo feito de maneira remota a partir da cabine.

A Cabine e a Tecnologia a Bordo

A cabine do novo Constellation vem com um banco pneumático superconfortável e um cinto integrado. Como opcional, está disponível o painel digital mais moderno da família VWCO (Highline) e uma central multimídia de 7 polegadas. Essa central é um diferencial importante, pois proporciona um controle muito mais eficiente sobre as funcionalidades do caminhão.

Uma das inovações a bordo é o sistema Predictive Shifting, que utiliza dados do câmbio automatizado em conjunto com informações de GPS para otimizar as trocas de marcha, podendo gerar uma economia de até 5% no consumo de combustível. O sensor de inclinação também contribui para a eficiência, ajustando a rotação do motor e melhorando o consumo.

Pacote Highline: Tecnologia de Ponta

Todos os caminhões da VWCO agora contam com o pacote Highline, que inclui um painel digital de 10 polegadas. Esse painel permite o monitoramento de até 80 funções, complementado por uma central multimídia que fornece mais 30 informações. Você pode acompanhar, por exemplo, a altura da suspensão pneumática, a distribuição de peso por eixo e até receber uma nota sobre seu estilo de condução: como você freia? Acelera muito?

Além disso, com o aplicativo VW Connect, você pode acessar informações sobre seu caminhão pelo smartphone e até bloquear o uso do veículo remotamente. Isso permite a partida do motor, o acendimento das luzes da cabine e o acionamento do alarme. O sistema interpreta códigos de falha, apresenta um histórico de viagens, consumo médio e faz o monitoramento de gastos, possibilitando cadastrar até sete caminhões em uma única conta.

Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da VWCO, explica: “A ciência de dados e a inteligência artificial usam o poder da informação para tornar a operação mais rentável. Otimiza rotas, por exemplo, para reduzir o consumo e orienta sobre manutenção preditiva para que o caminhão fique menos tempo na oficina e mais tempo no trabalho”.

A Família Meteor e Suas Novidades

Desde 2020, os caminhões topo de linha da fábrica de Resende são os Meteor, que representam a maior aposta da VWCO no segmento dos extrapesados. O chassi dos Meteor é basicamente o mesmo dos Constellation 6×2, e ambos utilizam motores MWM de 13 litros, disponíveis nas versões de 480 e 530 cv. A cabine do Meteor é mais espaçosa e apresenta um design quadrado, com estamparia importada da Alemanha.

Na Fenatran, a maior novidade da linha Meteor será a versão 28.480 HD — o HD representa Heavy Duty. Essa versão tem um eixo reforçado que aumenta a Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 53 toneladas para 58,5 toneladas.

A Tecnologia dos Meteor

O painel digital é um item de série nos Meteor, assim como o freio retarder, que pode atuar automaticamente ou ser comandado manualmente. O retarder é um dispositivo eletroidráulico que aumenta significativamente a potência de frenagem, garantindo uma desaceleração suave e controlada, preservando a vida útil dos componentes de freio. Ele também permite que o veículo desça em velocidades 50% maiores, sem risco de superaquecimento dos freios, garantindo maior segurança e conforto para o motorista.

O retarder é inteligente e ajusta automaticamente a potência máxima de frenagem, levando em conta a carga transportada, a configuração dos eixos traseiros e as condições do solo. Essa tecnologia é um grande diferencial para garantir a estabilidade do caminhão em situações de emergência.

Caminhões Elétricos: O Futuro Sustentável

A Fenatran também será uma vitrine para as inovações na linha de caminhões elétricos da VWCO. O e-Delivery de 11 toneladas agora conta com um novo motor elétrico de 280 kW (380 cv), com um aumento de 7% no torque, alcançando 234 kgfm. A capacidade de carga útil subiu para 6.300 kg, representando um aumento de 16% em relação à primeira geração lançada em 2021.

Carregadores e Sustentabilidade

Os caminhões elétricos podem ser equipados com um carregador de corrente alternada (AC), ideal para aplicações que permitem um carregamento mais lento e com custo de investimento menor. O carregador está disponível nas versões de 11 e 22 kW. Os novos carregadores de corrente contínua (DC) foram otimizados com um sistema de resfriamento das baterias, permitindo carregar qualquer variante de bateria de 0 a 80% em até uma hora. Além disso, o caminhão pode incluir o e-PTO, que utiliza a energia das baterias para alimentar componentes auxiliares como guindastes e bombas.

Atualmente, há 400 e-Delivery em circulação no Brasil, e até o final deste ano, esse número deve chegar a 600 unidades. Essa quantidade ainda é baixa, considerando o tamanho do país, em parte devido ao preço elevado dos veículos comerciais elétricos. Vale destacar que apenas a bateria pode custar o equivalente a um caminhão a diesel. Os principais clientes desse modelo são distribuidoras de bebidas.

No caso dos ônibus elétricos, a situação é ainda mais desafiadora. Um modelo da VWCO hoje custa cerca de R$ 3 milhões (com carroceria), três vezes o valor de um ônibus equivalente movido a diesel, tornando a adoção mais lenta.

Conclusão

O lançamento do VW Constellation 20.480 marca uma nova era para a VW Caminhões e Ônibus, trazendo inovações significativas em tecnologia, conforto e eficiência para o mercado de caminhões 4×2. Com um motor potente, um chassi robusto e um pacote tecnológico avançado, este caminhão promete atender às crescentes demandas do setor de transporte de cargas no Brasil. À medida que o mercado se adapta e cresce, o Constellation está posicionado como uma excelente opção para empresas que buscam eficiência e desempenho. Além disso, com as inovações nos caminhões elétricos, a VWCO demonstra seu compromisso com a sustentabilidade e o futuro do transporte.

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