Restauração de Luxo: Kombi de 1957 Brasileira à Venda na Alemanha por R$ 1,21 Milhão

0
71

Você já imaginou se deparar com uma verdadeira relíquia automotiva, que não só representa a história de um dos carros mais icônicos da Volkswagen, mas que também está avaliada em um valor impressionante? Pois bem, isso é o que está acontecendo com uma Kombi rara de 1957, restaurada no Brasil e agora oferecida por mais de R$ 1 milhão na Alemanha. Esse clássico, que quase se perdeu no tempo, agora renasce graças ao trabalho meticuloso da empresa OK Oldtimer, dedicada à restauração e revenda de carros clássicos.

A Descoberta da Raridade

Para muitos entusiastas e colecionadores de carros clássicos, a ideia de encontrar uma Kombi de 1957 de fabricação nacional era algo quase inimaginável. Afinal, o tempo é implacável com carros antigos, e a maioria dos modelos dessa época acabou sucumbindo à ação do tempo, ferrugem e abandono. No entanto, a OK Oldtimer conseguiu o que parecia impossível: encontrou uma dessas raridades em uma coleção particular de um brasileiro.

Essa Kombi estava praticamente esquecida. Seu dono havia deixado o carro sob os cuidados dos filhos quando saiu do país. Infelizmente, a raridade não recebeu o tratamento adequado, e o carro foi negligenciado durante anos. Cinco anos de negociações foram necessários até que o proprietário finalmente decidiu vender o veículo para a OK Oldtimer, que viu o potencial de restaurar essa joia.

Um Modelo Especial e Limitado

O que torna essa Kombi ainda mais valiosa é sua produção limitada. Em 1957, a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, São Paulo, produziu apenas 371 unidades desse modelo. Metade dessas unidades já contavam com peças nacionalizadas, o que as diferencia de outros exemplares mais antigos, que dependiam quase totalmente de componentes importados.

O motor dessa Kombi é um clássico 1.192 cm³, com potência de até 36 cv. Embora, para os padrões modernos, essa potência possa parecer modesta, ela era suficiente para mover o veículo de forma robusta na época. O motor é acoplado a um câmbio manual de quatro marchas, garantindo uma condução simples e direta, típica dos carros daquela era.

Outro detalhe importante é o interior, que foi cuidadosamente restaurado para refletir o design original. Os bancos em corino, com suas características alças, são um charme à parte e remetem diretamente aos anos 50. Tudo foi pensado para garantir que o carro tivesse o maior nível possível de autenticidade.

Detalhes Que Encantam

Ao restaurar um carro como esse, cada detalhe faz a diferença. Segundo Alexandre Fares, sócio da OK Oldtimer, essa Kombi foi restaurada no mais alto padrão, preservando o que há de mais especial nela. Entre os itens que mais chamam atenção está a famosa manivela para ligar o motor. Esse é um detalhe raro, que não está presente em muitos modelos modernos de Kombi, mas que fazia parte do charme e da simplicidade dos veículos da época.

Outro destaque é a seta bananinha original, uma característica que é o sonho de qualquer colecionador de Kombis antigas. Esse pequeno, mas significativo detalhe, adiciona ainda mais valor à Kombi restaurada, tornando-a um exemplar quase único no mundo.

A Jornada para a Europa

Agora, essa preciosidade está prestes a embarcar em uma nova aventura: uma viagem para a Europa. A Kombi restaurada chega ao continente no dia 9 de outubro, onde será exibida a potenciais compradores. O destino final ainda é incerto, já que não há um cliente definido. Contudo, a expectativa é alta, e a empresa acredita que não demorará muito para que alguém se apaixone por esse exemplar raro.

Segundo Fares, o valor desse carro é praticamente incalculável. Devido à sua raridade, não há uma estimativa clara de preço. No entanto, a projeção é que o preço inicial seja em torno de 200 mil euros, o que, na conversão direta, seria aproximadamente R$ 1,21 milhão. Sim, você leu certo: mais de um milhão de reais por uma Kombi!

O Mercado Internacional

Uma das razões pelas quais a OK Oldtimer decidiu levar essa Kombi para a Alemanha é o potencial do mercado europeu. Lá, o público para carros clássicos é muito mais amplo do que no Brasil. Enquanto aqui os compradores geralmente são colecionadores com maior poder aquisitivo, na Europa, qualquer pessoa pode ter interesse em um carro antigo.

Como explica Fares, um professor, um mecânico ou um trabalhador médio pode comprar um carro clássico simplesmente porque tem uma memória afetiva associada a ele, ou porque se lembra de ter crescido com um veículo semelhante. Isso amplia consideravelmente as possibilidades de venda.

A OK Oldtimer é uma empresa com sede no Brasil, mas que também tem presença em Berlim (Alemanha) e Miami (EUA). Sua especialidade é a comercialização de carros clássicos, principalmente da Volkswagen, para 18 países ao redor do mundo. Até 2028, a empresa tem planos ambiciosos de expansão, com o objetivo de abrir filiais em California, Boston, Copenhague, Hamburgo, Lisboa, Munique, Oslo, Paris e Roma.

Um Mercado Valorizado

A restauração de carros clássicos tem se tornado um negócio cada vez mais lucrativo. E, claro, a Kombi é uma das estrelas desse mercado. Modelos bem conservados ou restaurados com fidelidade ao original têm visto seus preços dispararem, tanto no Brasil quanto no exterior.

Aqui, no Brasil, a Kombi tem um lugar especial no coração de muitos. Afinal, foi um dos carros mais populares e icônicos, com décadas de produção ininterrupta. Mesmo com o fim da sua produção em 2013, a Kombi continua sendo sinônimo de resistência, versatilidade e um charme nostálgico que poucas marcas conseguem replicar.

Na Europa, essa nostalgia se traduz em números impressionantes. Como mencionado anteriormente, na Alemanha, um mercado altamente interessado em carros clássicos, o preço de partida para essa Kombi rara de 1957 pode ultrapassar facilmente a marca de R$ 1,21 milhão.

O Processo de Legalização

Antes de ser vendida, a Kombi precisará passar pelo processo de legalização na Alemanha. Isso envolve o pagamento de todos os impostos e a obtenção das licenças necessárias para que o carro possa ser comercializado e utilizado legalmente no país.

Apesar de burocrático, esse processo é essencial para garantir que o carro possa ser vendido com todas as garantias e direitos. Além disso, a legalização permite que o carro seja registrado oficialmente na Alemanha, o que aumenta ainda mais seu valor no mercado.

O Futuro da OK Oldtimer

A OK Oldtimer tem grandes planos para o futuro. Além de continuar expandindo sua presença internacional, a empresa quer também trazer carros de volta para o Brasil. “Queremos trazer veículos clássicos da Alemanha e dos Estados Unidos para cá”, afirma Fares. Isso abriria novas oportunidades para o mercado de carros antigos no Brasil, especialmente para os entusiastas que buscam modelos raros de marcas como Volkswagen, Karmann-Ghia, SP2, entre outros.

No entanto, o foco principal da empresa continua sendo os Volkswagen, com a Kombi sendo o grande destaque. A paixão por restaurar esses carros e devolvê-los à sua glória original é o que move a OK Oldtimer a seguir crescendo e oferecendo verdadeiras relíquias automotivas para o mundo.

Conclusão

Se você é um amante de carros clássicos, a história dessa Kombi rara de 1957 com certeza te emocionou. Não é todo dia que encontramos um veículo tão especial, que sobreviveu ao tempo e foi cuidadosamente restaurado para alcançar o status de obra de arte sobre rodas. E agora, essa Kombi está pronta para fazer sua estreia na Alemanha, onde será disputada por entusiastas que reconhecem seu verdadeiro valor.

Com um preço que pode ultrapassar R$ 1,21 milhão, essa Kombi se torna não só uma peça de coleção, mas também um investimento valioso, um pedaço da história automotiva que poucos terão a chance de possuir.

Agora, cabe a você, amante dos clássicos, decidir: o que você faria se tivesse uma raridade dessas em suas mãos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui